Respostas
Montesquieu – Montesquieu fez parte da primeira “geração” dos pensadores iluministas e viveu entre os anos de 1689 e 1755. Sua principal atuação foi sempre no ramo da psicologia, sendo a obra de maior renome a “O Espírito das leis”. Além de um dos maiores iluministas de todos os tempos, ele também foi considerado como um dos pais da sociologia em seus primórdios.
Voltaire – nascido em 1694, Voltaire foi um dos grandes críticos da monarquia e das crenças religiosas, sendo a sua imagem marcada como um símbolo da revolução iluminista. Polêmico, extremamente agito e com ideais iluministas bem explícitos, ele criticava muito a igreja católica, sendo totalmente intolerante com a religião. Ele defendia a liberdade dos pensamentos e sua obra mais conhecida é “Cartas Inglesas”. O pensador morreu em 1778.
John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689. Para ele, o poderoso Deus na verdade não tinha tanto poder assim sobre a grande maioria das coisas, como o nosso próprio destino. Por isso, acreditava também que a sociedade era a responsável pelo molde dos indivíduos, que podiam optar entre o bem e o mal. Esse pensador foi também um dos maiores críticos ao absolutismo, defendo a liberdade de expressão dos cidadãos.