• Matéria: Filosofia
  • Autor: Laura8souza
  • Perguntado 9 anos atrás

(CEPBJ) Leia o texto.

Precisamente no instante em que se descobriu a imensidão do espaço terrestre, começou o famoso apequenamento do globo, até que, em nosso mundo (que, embora resulte da era moderna, não é de modo algum idêntico ao mundo da era moderna), cada homem é tanto habitante da Terra como habitante do seu país. Os homens vivem agora num todo global e contínuo, no qual a noção de distância, inerente até mesmo à mais perfeita contiguidade de dois pontos, cedeu ante a furiosa arremetida da velocidade.

ARENDT, H. A condição humana. Tradução de: RAPOSO, Roberto. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 262.



Com relação ao texto citado, pode-se afirmar que

Escolha uma:
a. Hannah Arendt está se referindo, no seu livro A condição humana, a um processo geográfico, o qual desencadeia a proximidade entre os diferentes territórios.

b. as descrições feitas por Hannah Arendt não são de cunho político, mas sim científico, uma vez que a autora, no excerto, faz um diagnóstico biológico e geográfico.

c. Hannah Arendt descreve a falta de percepção dos homens em relação ao espaço que eles ocupam. Para a autora, os homens não fazem política porque não percebem que estão geograficamente mais próximos uns dos outros.

d. Hannah Arendt, nesse excerto, refere-se a um processo político e social, isto é, a autora retrata o fenômeno da globalização, o qual faz com que os indivíduos, que habitam áreas geograficamente distantes, tornem-se “vizinhos”.

Respostas

respondido por: greicegalieta
23
a letra correta é a D, acabei de fazer a minha e acertei essa.
Perguntas similares