Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada (PCNs, 1997, p. 20).
I – Para que se possa exercer uma democracia plena, é necessário que os cidadãos tenham igualdade de condições para exercerem seus deveres e direitos.
II – Atualmente, o debate sobre cidadania tornou-se mais urgente em função dos desafios da sociedade contemporânea que se tornou mais diversa, o que faz com que haja demanda por novos direitos e nova forma de efetivar o regime democrático.
III – Na sociedade atual, um dos maiores desafios é a percepção do lugar do outro na vida em sociedade. Já há algum tempo, algumas categorias sociais que permaneciam historicamente excluídas são, hoje, protagonistas de inúmeras propostas de inclusão.
IV – Na sociedade atual há vários atores sociais que lutam por uma vida menos injusta, na qual a diferença seja valorizada e não motivo de exclusão, e que o direito de pertencer ao gênero “humano” venha a ser o principal motivo de estarmos no mundo, e se sobreponha a qualquer motivo que rotule o ser humano em superior ou inferior, o qual divide, separa e gera conflitos.
Está correto o que se afirma em:
I; II; III e IV
II; III e IV
I e III
I e IV.
I e II
Respostas
respondido por:
26
A resposta certa é I, II, III e IV, ainda bem que não fui na sua.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás