• Matéria: História
  • Autor: paulinhasilvaro
  • Perguntado 9 anos atrás

(CEPBJ) O Renascimento teve início na Itália e foi favorecido pelo desenvolvimento comercial desde o final da Baixa Idade Média, destacando-se cidades como
Gênova e Veneza. Dentre os fatores que proporcionaram o pioneirismo italiano no Renascimento cultural, podemos destacar
Escolha uma:
a. a união das coroas italiana e portuguesa, o que favoreceu um grande intercâmbio comercial que se reverteu em recursos econômicos favoráveis ao Renascimento.
b. a integração da cultura muçulmana na Itália, o que contribuiu para divulgar o politeísmo, fator determinante para o Renascimento.
c. a ação dos mecenas, indivíduos ricos que, na busca da promoção pessoal, patrocinavam produções artísticas.
d. a ação da Igreja Católica que incentivou o ensino da Escolástica, filosofia medieval, como forma de convencer os italianos a lutar nas Cruzadas.
e. o poder centralizado na Itália, a primeira monarquia europeia, e que foi fundamental para incentivar os artistas.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
5
A Itália é considerada o Berço do Renascimento devido ao intenso desenvolvimento intelectual e artístico nos séculos XV e XVI. O grande crescimento urbano e comercial foi um dos principais motivos do pioneirismo italiano no movimento renascentista.

Além disso podemos destacar também o despertar de grande interesse dos mercadores italianos pelo incentivo ao desenvolvimento artístico, financiando principalmente escultores e pintores.

Em Florença, na Itália, local de moradia da Família Médici, que foi muito influente financiando e incentivando a arte, houve um um intenso e importante desenvolvimento artístico renascentista.

A ligação direta da Itália com o legado greco-romano enriqueceu ainda mais este movimento, pois grande parte das particularidades das artes grega e romana foram resgatadas pelos artistas italianos.

  
Perguntas similares