(CEPBJ) Leia o texto.
A precariedade das formas de vida socialmente válidas no século XVIII – tais como os privilégios das castas superiores, o controle despótico de comércio e circulação, os resíduos ainda poderosos das constituições corporativas, a coação impaciente do clericalismo, as obrigações de gleba dos trabalhadores rurais, a ausência de participação política na vida do Estado e as restrições das leis municipais – parecia à consciência dos indivíduos uma repressão insuportável de suas energias em relação às forças produtivas e espirituais da época. Da repressão que operava por meio de tais instituições, que perderam toda a legitimidade essencial, surgiu o ideal da simples liberdade do indivíduo. Bastava que caíssem aquelas amarras que obrigavam as forças da personalidade a trilhar caminhos antinaturais para que todos os valores internos e externos, todas as capacidades previamente existentes e até então refreadas política, religiosa e economicamente, se desenvolvessem e conduzissem a sociedade da irracionalidade histórica para a sociedade da racionalidade natural.
De acordo com o cenário social, político e cultural do nascimento da Sociologia, é correto afirmar
Escolha uma:
A. que até meados do século XX, predominava nas Ciências Sociais, e mesmo no senso comum, uma visão extremamente otimista, de inspiração funcionalista, que atribuía à liberdade do indivíduo um papel central no duplo processo de superação do atraso econômico e dos privilégios adscritos, associados às sociedades tradicionais. Mas não havia, de longe, a intenção de estudar os problemas sociais e, tampouco, formular uma ciência da sociedade.
B. que foi no século XVIII que a necessidade suprema de liberdade encontrou sua consciência mais desenvolvida e seus efeitos mais acentuados. Tais acontecimentos, pouco a pouco, fizeram surgir o interesse pelo estudo da sociedade.
C. que Marx não tinha como objetivo estabelecer ideias para a Sociologia, apenas pretendia analisar e propor explicações para os problemas decorrentes daquela época: desemprego, miséria, desigualdades sociais, etc. Tais problemas sociais foram solucionados tanto pelo capitalismo quanto pelo socialismo.
D. que, embora a Sociologia tenha surgido da tentativa intelectual de Comte, foi só no século XX, com o aparecimento dos problemas sociais decorrentes da Idade Média - como o feudalismo -, que a Sociologia tomou proporção, surgindo como a ciência responsável para solucionar esses problemas.
Respostas
respondido por:
24
Item(B)Que foi no seculoXVIII que a necessidade suprema.........
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás