Respostas
bom, espero ter ajudado **
Resposta:
+ O SURGIMENTO DO SISTEMA FEUDAL
A Idade Média começou, de fato, após a queda de Roma e a formação dos reinos germânicos no Ocidente e as cruzadas contra o Islão. Nesse tempo, o “estado de servidão” começou a surgir e ganhar força. A Igreja Católica passou a ter maior influência entre os governos e também, consequentemente, sobre a arquitetura e a organização das cidades. Essas eram constantemente atacadas e por isso a necessidade da construção de muralhas, principalmente entre os séculos IX e XI.
Havia batalhas a todo tempo. O comércio, então, começou a se desintegrar, os serviços municipais foram abandonados e as cidades regrediram em tamanho e importância. Não tardou para que a maioria da população urbana retornasse à existência rural. Vistas como verdadeiras fortalezas protetoras contra o ataque dos bárbaros, as zonas habitadas na Europa cresciam sobre um novo regime urbano, o do sistema feudal.
As cidades medievais apresentavam uma forte característica no que diz respeito ao seu aspecto físico e geográfico. Por necessidade de defesa, quase sempre, elas eram construídas em locais de difícil acesso, como topos de colinas, ilhas ou imediações de rios, utilizando a altitude e a água como obstáculos para o inimigo – como se fossem acrópoles. Mas, o mais importante, é que todas possuíam uma muralha ao redor, com ruas que partiam de um núcleo central em direção às portas de entrada, de acesso limitado.
Algumas cidades tinham um traço linear. Outras tinham duas avenidas que se atravessavam em forma de cruz. Havia àquelas com só uma rua principal, sendo as secundárias paralelas em sentido oblíquo à primeira; e as que possuíam uma praça aberta no centro, rodeada de edificações importantes, como igrejas e castelos. Sobre o traçado urbano, as cidades medievais podiam assumir três modelos diferentes de plantas: radiocêntrica, irregular ou regular – com quadras retangulares de diferentes tamanhos, ou quadras quadradas, com lados de medidas iguais.