egismundo Spina, conhecido estudioso da literatura medieval, considera que na “Baixa Idade Média podemos assinalar três grandes momentos literários: o dos séculos de transição entre as duas Idades Médias (IX e XI), representado pela belíssima produção épica em vernáculo, com sede nos países escandinavos /.../; o do século XIII, que corresponde ao amadurecimento das formas literárias de um longo período de gênese e elaboração (séculos XI e XIII), cujo foco de irradiação foi a França; e o do século XIV, cuja sede foi a Itália do Trecento, com os três artistas da poesia e da prosa: Dante, Boccaccio e Petrarca.”
SPINA, Segismundo. Iniciação na Cultura Literária Medieval. Rio de Janeiro: Grifo, 1973, p.30.
Em qual desses “três grandes momentos literários” nasceu a Literatura Portuguesa?
Escolha uma:
a. “o do século XIV, cuja sede foi a Itália do Trecento”.
b. “o dos séculos de transição entre as duas Idades Médias (IX e XI)”.
c. “o do século XIII, que corresponde ao amadurecimento das formas literárias de um longo período de gênese e elaboração (séculos XI e XIII)”.
d. Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 2
Ainda não respondida
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Texto da questão
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dous mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.
Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.
Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.
Luís de Camões
Acerca do soneto camoniano acima transcrito são feitas as seguintes afirmações:
I - Nos quartetos, o eu-lírico promete, com seu cantar, transformar os sentimentos daqueles que ainda não amam.
II- No primeiro terceto, o eu-lírico apresenta a verdadeira causa do seu cantar.
III- No segundo terceto, o eu-lírico revela que não tem as qualidades necessárias para cantar a “composição alta e milagrosa” do rosto da mulher amada.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I e III.
d. I e II.
Questão 3
Ainda não respondida
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Texto da questão
Sobre o Barroco, são feitas as seguintes afirmações.
I – A “fragilidade” humana, a instabilidade das coisas e da fortuna, o questionamento sobre a hierarquia e a harmonia do universo são os novos temas que o Barroco traz para a literatura portuguesa.
II – Cultismo e Conceptismo são duas tendências da literatura barroca que refletem a impossibilidade de unificar a dualidade do ser humano.
III – A poesia como uma atividade puramente lúdica é um indício da alienação característica dos escritores barrocos.
Sobre essas afirmações, pode-se dizer que:
Escolha uma:
a. somente a II é verdadeira.
b. somente a I é verdadeira.
c. todas são verdadeiras.
d. todas são falsas
Questão 4
Resposta salva
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Texto da questão
Leia o soneto abaixo cuidadosamente:
Corre, já entre serras escarpadas,
Já sobre largos campos, murmurando,
o Tietê, e, as águas engrossando,
soberbo alaga as margens levantadas.
Penedos, pontes, árvores copada:
quanto topa, de cólera escumando,
com fragor espantoso vai rolando
nos vórtices das ondas empoladas.
Mas quanto mais caudal, mais orgulhoso,
as margens rompe, cai precipitado,
atroando ao redor toda a campina.
O próprio retrato é dum poderoso,
pois quanto mais sublime é seu estado
mais estrondosa é a sua ruína.
O poema acima transcrito é de autoria de Antonio Dinis da Cruz e Silva, ...
Escolha uma:
a. membro da Arcádia Lusitana, e conhecido pelo pseudônimo de Elpino Nonacriense.
b. membro da Arcádia Lusitana, que ficou conhecido por suas sátiras e pela polêmica que travou com Bocage.
c. cujos poemas religiosos e satíricos foram publicados na antologia Postilhão de Apolo.
d. conhecido pelo pseudônimo Córidon Erimenteu, cujos poemas foram publicados na antologia Fênix Renascida
Quem sabe a resposta.
Respostas
respondido por:
7
Bom dia!
c. “o do século XIII, que corresponde ao amadurecimento das formas literárias de um longo período de gênese e elaboração (séculos XI e XIII)”.
-
c)
-
c. todas são verdadeiras.
-
a. membro da Arcádia Lusitana, e conhecido pelo pseudônimo de Elpino Nonacriense.
abraços!
c. “o do século XIII, que corresponde ao amadurecimento das formas literárias de um longo período de gênese e elaboração (séculos XI e XIII)”.
-
c)
-
c. todas são verdadeiras.
-
a. membro da Arcádia Lusitana, e conhecido pelo pseudônimo de Elpino Nonacriense.
abraços!
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