Respostas
Na Grécia existiam duas cidades-Estado que se destacavam pelo jeito de governar:
Atenas: Tentava resolver os problemas com calma, na conversa, na democracia.
Esparta: (Lembra espada) Resolvia tudo com Guerras.
A sociedade ateniense seguia o modelo aristocrático, baseado na figura dos eupátridas (bem-nascidos), um grupo de privilegiados que mantinham o poder político e o controle das melhores terras. A partir do Período Arcaico (VIII a VI a.C.), o sistema foi substituído pela tirania e mais tarde pela democracia.Há várias diferenças, porém, entre a democracia ateniense e as democracias modernas.
Em ambas ocorria a participação do cidadão. O que diferencia é o conceito do que é para eles e para nós o tal cidadão. Poderiam participar da democracia em Atenas apenas homens livres e filhos de pais atenienses.
Outra diferença é que a participação política dos cidadãos atenienses ocorria de forma direta, em assembleias populares, enquanto na democracia atual a população delega poderes a representantes (vereadores, deputados, senadores e presidente da República). “Para que a população mais pobre pudesse participar das reuniões da Eclésia (principal assembleia popular ateniense), o governo pagava uma contribuição.