enado altera Lei Maria da Penha para incluir ressocialização de agressores
Texto estabelece medida protetiva aos centros de apoio aos agressores.
Programas de ressocialização bem-sucedidos são citados no projeto.
G1, Brasília em 31 mar. de 2016.
O Senado aprovou nesta quinta-feira (31) o projeto de lei 9/2016 que altera a Lei Maria da Penha para estabelecer medidas protetivas aos centros de educação e de reabilitação para os agressores. O texto segue agora para análise da Câmara. Na justificativa do projeto, foram relatadas experiências bem-sucedidas relacionadas à participação dos autores de violência em cursos e encontros em que refletem sobre temas como identidade de gênero, do machismo, e de responsabilidade por seus próprios atos. Em alguns estados, segundo o texto, já foram instalados programas para a ressocialização, como é o caso do projeto “Tempo de despertar”, em São Paulo, que foi inspirado em iniciativas no Rio Grande do Norte, com o “Grupo Reflexivo de Homens: por uma atitude de paz”, e do Mato Grosso, com o projeto “Lá em casa quem manda é o respeito”.
Segundo o projeto, foram observados baixos índices de reincidência entre os agressores que participam dos projetos.
“Lembramos, por fim, que a Convenção de Belém do Pará recomenda aos Estados que adotem todas as medidas ao seu alcance para modificar os padrões sociais e culturais de conduta de homens e mulheres, inclusive a formulação de programas formais e não formais adequados a todos os níveis do processo educacional, a fim de combater preconceitos e costumes e todas as outras práticas baseadas na premissa da inferioridade ou superioridade de qualquer dos gêneros ou nos papéis estereotipados para o homem e a mulher, que legitimem ou exacerbem a violência contra a mulher,” diz o projeto.
Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2016.
Analise as afirmações e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Lei não é estanque e vem sofrendo transformações importantes para que possa obter resultados efetivos no combate à violência contra a mulher.
( ) A notícia retrata a limitação da lei, pois considera envolver o agressor em processos de ressocialização, sendo que o mais importante seria promover o empoderamento das mulheres.
( ) É fundamental envolver todos os envolvidos no combate à violência infantil contra as meninas, inclusive capacitar os pais para educação responsável.
( ) A ação de envolver os parceiros na ressocialização é uma medida que, além de ser corretiva, é também preventiva e tenta mudar aspectos culturais dos envolvidos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
a. V; F; V; V.
b. V; F; F; F.
c. V; F; F; V.
d. F; F; F; V.
e. V; V; F; V.
Respostas
respondido por:
7
NÃO é a RESPOSTA V, F , V ,V
dekkaestetica:
ERRADO
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás