Em 2005, Ano Mundial da Fisica, comemora-se o centenário da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Entre outras consequências esta teoria poria fim à idéia do éter, meio material necessário, semelhantemente ao som, através do qual a luz se propagava. O jargão popular "tudo é relativo" certamente não se deve a elr , pois seus postulados estão fundamentados em algo absoluto: a velocidade da luz no vácuo- 300.000 km/s.
Hoje se sabe que:
I. O som se propagava-se no vácuo;
II. A luz propagava-se no vácuo;
III. A velocidade da luz no vácuo é a velocidade limite do universo.
É (são) verdadeira(s):
(A) Todas
(B) Nenhuma
(C) Somente II
(D) II e III
(E) Somente III
Respostas
Em 2005, Ano Mundial da Física, comemora-se o centenário da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Sobre o tema, é correto o que se afirma em: Alternativa d) II e III apenas.
I- Incorreta: O som se propaga de um lugar para outro, mas sempre o faz através de um meio material, como ar, água e madeira. No vácuo, o som não pode se propagar, porque não há meio material. No ar, o som viaja a uma velocidade de 343 metros por segundo.
II-Verdadeira: A luz é uma radiação que se espalha na forma de ondas e são chamadas ondas eletromagnéticas. A luz emitida por uma fonte de luz é capaz de alcançar outros objetos e iluminá-los. Esse caminho da luz da fonte de luz para os objetos é chamado de raio de luz. A luz sempre se propaga, em uma linha reta.
III - Verdadeira: Surpreendentemente, a luz se propaga no vácuo a uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo e essa velocidade não é excedida por nenhum outro movimento existente conhecido.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9993663