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Antecedentes Históricos
Os homens da tribo saem para caçar, enquanto as mulheres cuidam dos filhos e da aldeia;Fazem rituais de passagem de fases como da criança para a adulta;Utilizam ervas plantas e folhas para curar suas doenças;Alimentam-se exclusivamente dos alimentos caçados e retirados da natureza;São treinados durante toda a infância e juventude para realizarem as tarefas que pertencem à vida adulta;Tomam banho várias vezes por dia em lagos ou rios, quando chove também se refrescam na chuva e acreditam estar “lavando a alma”;Moram em ocas, feitas de troncos de arvore, palha, galhos, barro ou folhas secas;Ninguém é dono de nada, tudo o que possuem repartem com todos pertencentes à tribo;As mulheres fabricam suas vestimentas, colares, vasos, potes, entre outros utensílios;Em rituais e cerimônias, pintam seus rostos de modo diferente do que o normal, se enfeita com acessórios, cantam e dançam;
Características Gerais
Falam o português e usam algumas palavras dos índios maxacalis;Assimilaram os costumes do homem civilizado e vivem da plantação e da venda de seus produtos artesanais, como a lança, o arco e a flecha, colares, pulseiras, anéis.
Conflito de terra
Os índios Pataxós vem sendo perseguidos e massacrados;Nos anos 70, o governo do estado da Bahia, agiu de forma ilegal.Iniciaram uma jornada heróica de retomada de suas terras a partir de 1982;A sobrevivência ficou ameaçada devido ao pouco espaço disponível para trabalhar;Desde a década de 1970 eles ocupam a Fazenda Guarani, no município de Carmésia/MG.
Atividades Econômicas
Agricultura de Subsistência;Criação de gado e da lavoura comercial do cacau;Pesca;Caça;Artesanato.Atividades Econômica
Problemas Atuais
Sem espaço para produzirem alimento, não conseguiam suprir as necessidade de toda a aldeia.Resolveram separar as 20 famílias que lá habitavam e, a convite de uma pessoa influente, foram orientados a tomar posse do Parque Estadual Rio Corrente, mas sem o aval.A comunidade pataxó está sofrendo riscos reais de vida;Estavam vivendo em tendas de lona e o fazendeiro mandou colocar fogo na área em que os índios estavam acampados;O Instituto Samaúma, vem trabalhando o resgate da cultura dos povos tradicional
Os homens da tribo saem para caçar, enquanto as mulheres cuidam dos filhos e da aldeia;Fazem rituais de passagem de fases como da criança para a adulta;Utilizam ervas plantas e folhas para curar suas doenças;Alimentam-se exclusivamente dos alimentos caçados e retirados da natureza;São treinados durante toda a infância e juventude para realizarem as tarefas que pertencem à vida adulta;Tomam banho várias vezes por dia em lagos ou rios, quando chove também se refrescam na chuva e acreditam estar “lavando a alma”;Moram em ocas, feitas de troncos de arvore, palha, galhos, barro ou folhas secas;Ninguém é dono de nada, tudo o que possuem repartem com todos pertencentes à tribo;As mulheres fabricam suas vestimentas, colares, vasos, potes, entre outros utensílios;Em rituais e cerimônias, pintam seus rostos de modo diferente do que o normal, se enfeita com acessórios, cantam e dançam;
Características Gerais
Falam o português e usam algumas palavras dos índios maxacalis;Assimilaram os costumes do homem civilizado e vivem da plantação e da venda de seus produtos artesanais, como a lança, o arco e a flecha, colares, pulseiras, anéis.
Conflito de terra
Os índios Pataxós vem sendo perseguidos e massacrados;Nos anos 70, o governo do estado da Bahia, agiu de forma ilegal.Iniciaram uma jornada heróica de retomada de suas terras a partir de 1982;A sobrevivência ficou ameaçada devido ao pouco espaço disponível para trabalhar;Desde a década de 1970 eles ocupam a Fazenda Guarani, no município de Carmésia/MG.
Atividades Econômicas
Agricultura de Subsistência;Criação de gado e da lavoura comercial do cacau;Pesca;Caça;Artesanato.Atividades Econômica
Problemas Atuais
Sem espaço para produzirem alimento, não conseguiam suprir as necessidade de toda a aldeia.Resolveram separar as 20 famílias que lá habitavam e, a convite de uma pessoa influente, foram orientados a tomar posse do Parque Estadual Rio Corrente, mas sem o aval.A comunidade pataxó está sofrendo riscos reais de vida;Estavam vivendo em tendas de lona e o fazendeiro mandou colocar fogo na área em que os índios estavam acampados;O Instituto Samaúma, vem trabalhando o resgate da cultura dos povos tradicional
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