• Matéria: Psicologia
  • Autor: last1
  • Perguntado 9 anos atrás

Mais do que buscar novas colocações no mercado de trabalho, às vezes o foco deve ser manter o que já tem. Veja na reportagem a seguir:

Você sabe seu valor no mercado? 4 dicas para manter o emprego na crise
Em meio a um Brasil incerto, com uma grave crise econômica que vai se estender pelo menos até o próximo ano, observo muitos profissionais buscando garantias de emprego, renda, crescimento e relacionamentos profissionais.
Acho difícil conseguir essas garantias. Além do mais, elas são apenas superficiais. Não podemos, e nem devemos, contar com elas em nossas carreiras. Neste momento tão incerto, com quem podemos contar?
É fato que nesses últimos anos a relação entre empresa e colaborador estava, devido à falta de mão de obra, favorável para o colaborador.
Com vagas a preencher, o jogo estava na mão dos profissionais, que podiam escolher onde queriam trabalhar, definir seus salários, cargos e benefícios. O mercado de trabalho também acabou inflando a capacidade dos profissionais medianos, que, com pouca competência, alcançaram bons cargos e salários.

Sinto dizer, mas o jogo mudou. Agora, quem faz as regras são as empresas. Voltamos à competitividade acirrada, eficiência e produtividade máxima no trabalho e, com isso, vejo muitos profissionais medianos se assustarem com a dura realidade. [...]
Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a administrar melhor esse período incerto:
1 - Busque qualificação acadêmica
2 – Pare de reclamar do seu trabalho
3 – Busque ser mais proativo
4 - Conheça o mercado


LAGO, Daniela do. Você sabe seu valor no mercado? 4 dicas para manter o emprego na crise. Uol Economia, São Paulo, 02 set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2016.

Analisando as dicas sobre como se manter no emprego em tempos de crise, julgue as frases a seguir, em seguida, indique a resposta correta:
• Os profissionais excelentes e que têm alto desempenho sempre estarão à margem das crises, pois as empresas mantêm suas portas abertas para aqueles que fazem a diferença.
• Quanto mais diplomas a pessoa acumular, melhor. O papel garante uma vaga melhor do que qualquer outra coisa.
• Rapidamente voltaremos aos patamares anteriores de nível de emprego e facilmente o mercado absorverá um profissional com pouca qualificação.
• A qualificação constante e a busca por novos desafios (proatividade), entre outros fatores, fazem com que o funcionário seja mais raro e, portanto, valorizado pelo mercado.

Está (ão) correta (s):

Escolha uma:
a. TODAS as afirmativas dadas.
b. Apenas UMA das afirmativas dadas.
c. NENHUMA das afirmativas dadas.
d. Apenas DUAS das afirmativas dadas.
e. Apenas TRÊS das afirmativas dadas.


last1: Alguém sabe?

Respostas

respondido por: Gregson
5
Apenas Duas estão corretas. A primeira e a ultima.
 • Os profissionais excelentes e que têm alto desempenho sempre estarão à margem das crises, pois as empresas mantêm suas portas abertas para aqueles que fazem a diferença.
• A qualificação constante e a busca por novos desafios (proatividade), entre outros fatores, fazem com que o funcionário seja mais raro e, portanto, valorizado pelo mercado. Boa Sorte. 
Perguntas similares