• Matéria: Pedagogia
  • Autor: diegoeichler
  • Perguntado 9 anos atrás

Considere a seguinte afirmação:
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.


A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):

I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.

Agora, assinale a sequência correta:


A V – V – F.

B V – F – V.

C F – V – V.

D F – F – V.

E V – F – F.

Respostas

respondido por: ferretti
3
Bom dia!

I. (v) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. (f) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. (f) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.

Abraços!
respondido por: REGIALEDA
0

Resposta:

V-F-V

Explicação:

As sentenças I e III são VERDADEIRAS: “Contrapondo-se à corrente dominante da época, que afirma a primazia do universal, Kierkegaard sublinha a prioridade da existência singular” (livro-base, p. 125). “Na visão kierkegaardiana, a existência humana é absurda e sem sentido, levando o homem à angústia e ao desespero”. Já a sentença II é falsa, visto que: “a existência autêntica, correlata ao estado ético de Kierkegaard, ocorre quando o sujeito assume a morte como possibilidade existencial última e certa” (livro-base, p. 126).

Perguntas similares