• Matéria: Filosofia
  • Autor: beeasantoss
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual é a diferença entre a visão ética de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Respostas

respondido por: 9898anabeatriz1
11
O pressuposto básico da Ética de Sócrates – que basta saber o que é bondade para que se seja bom - pode parecer ingênuo no mundo de hoje, no qual já está profundamente gravado na nossa mente que só algum grau de coerção é capaz de evitar que o homem seja mau. Na sua época era uma noção perfeitamente coerente com o pensamento – ainda que não com a prática – da sociedade grega. 


A ética de Platão é consequência da sua concepção dos dois mundos: o sensível ou material que é das sombras e o supra-sensível ou ideal que é o verdadeiro. Assim, as virtudes tradicionais dos gregos (saude física, beleza, riqueza, prazeres) são tidos por ilusórios. Por isso, o sábio deverá deixar de lado os valores corporais e buscar os valores da alma, para libertá-la dos laços que a prendem, e assim subindo nesse processo de purificação poder chegar à contemplação das Idéias. 


Para Aristóteles, o objetivo da ética era a felicidade. A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta corresponderia – como veremos adiante – à vida digna. Nessa direção, haveria uma subordinação da ética à política: “os tratados éticos e os tratados políticos pertencem a um mesmo estudo, classificado como política” 
Perguntas similares