• Matéria: Geografia
  • Autor: hellenarodrigue
  • Perguntado 9 anos atrás

SOCORROOOOOOO, PRECISO DE UMA CONCLUSÃO SOBRE O INTEMPERISMO QUÍMICO, PARA UM TRABALHO Q IREI APRESENTAR AMANHA NA PRIMEIRA AULA, MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER. ME AJUDEM É URGENTEEEEEE

Respostas

respondido por: Vitoriaangell1
7
Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e relevo. Também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo . Existem dois tipos de intemperismo :
Intemperismo químico : Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento ( material de origem ). As rochas, então, sofrem um processo de composição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação ocorrendo principalmente nas religiões intertropicais.
Intemperismo físico : Desagregação ou desintegração do material de origem ( rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando  as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

Anexos:
Perguntas similares