• Matéria: História
  • Autor: lanalfp
  • Perguntado 9 anos atrás

Considere o texto extraido de Léo Huberman, a história da riqueza do homrm, "Sem dúvida havia um certo intercambio de mercadorias, alguém podia não ter lã sificiente para fazer seu casaco, ou talvez não hovesse na familia alguem com bastante tempo ou habilidade(...) Essa transação provavelmente se efetuou no mercado semanal mantido junto de um mosteiro ou castelo, ou uma cidade próxima. Esses mercadores estavam sob o controle ou senhor e ali se trocavam quaisquer excedente produzido por seus servos ou atersãos ou qualquer excedente dos servos. Mas como o comércio em tão baixo nivel não havia razão para a produção de excedente escala. Só se fabrica ou cultiva além da necessidade de consumo quando há uma procura firme. Quando não há essa procura, não há incentivo à prodição de excedentes. Assim sendo, o comércio nos mercados semanais nunca foi muito intenso e era sempre local. Um outro obstáculo a sua intensificação era a péssima condição da estradas. Estreita mal feitas, enlameadas e geralmente inadequadas às viagens. E ainda mais, eram frequentadas por duas espécies de salteadores - bandidos comuns e senhores feudais qua faziam parar os mercadores e exigiam que pagassem direitos para trafegar em suas estradas abomináveis.(...) Mas o Comércio não permaneceu pequeno. Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da idade média. O século Xl viu o comércio evoluir a passos largos; o século Xll a Europa Ocidental transformar-se em consequencia disso." Poderosas forças de mudanças estavam atuando no seio do feudalismo europeu e serviram graduakmente para introduzir a estrutura de uma sociedade de mercado
Dessas forças, é incorreto incluir:
A) A descobertas de novas terras que forneceriam as matérias primas necessarias e consumiriam os produtos manunfaturados das metrópoles.
B) O surgimento de uma ova classe a dos senhores feudais, responsáveis pela acumulação de capital posteriormente aplicada no comércio.
C) A perda de poder da igreja.
D) O surgimento e o desenvolvimento das cidades.
E) O incremento do uso da moeda para mediar as relações de troca.

Respostas

respondido por: canedoartur1
30
aperda do poder da igreja
Perguntas similares