A dicotomia, entre teoria e prática docente, é um problema que tende a produzir uma prática educacional tradicional. No entanto, correntes pedagógicas contrárias a uma educação tradicional defendem a coparticipação de professores e alunos nesse processo. Assim sendo, quanto à referida divisão, é correto afirmar que:
I - Dentro de um contexto pedagógico, é importante que teoria e prática sejam dissociadas, no sentido de um enriquecimento do trabalho.
II - Segundo Houssaye (2004), somente formaremos um professor, quando fizermos surgir, no processo de formação, um plus na (e pela) articulação teoria e prática.
III - Formar um professor, pedagógica e politicamente competente, significa torná-lo capaz de estabelecer relações entre os conteúdos discutidos nas instituições formadoras e a prática vivenciada na realidade escolar.
IV - Reconhecer a vinculação entre teoria e prática contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual do professor, qualidade necessária durante toda a sua vida profissional, para que não seja resistente a mudanças.
Respostas
respondido por:
1
Respostas: II, III e IV.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás