• Matéria: História
  • Autor: nicollyMacedo
  • Perguntado 9 anos atrás

existe diferença ente Humanismo e Renascimento?
(olhem a bio)

Respostas

respondido por: MissSofiaFofa
1
Humanismo é o nome que se dá à produção escrita histórica literária do final da Idade Média e início da Moderna, ou seja, parte do século XV e início do XVI, mais precisamente, de 1434 a 1527 

O pensamento Humanista baseou-se no antropocentrismo. Se antes Deus e a Igreja guiavam o Homem e seus passos, agora o Homem, por si só, obedecia a reflexão mais aprofundada para discenir seus caminhos. 


O pensamento Humanista fez ressurgir na cultura européia a filosofia greco-romana. Não obstante o grande avanço do pensamento Humanista, este restringiu-se à filosofia e à literatura, não englobando outros setores como as artes plásticas, por exemplo. 

Petrarca, como fundador do Humanismo, é figura central no processo de revolução do pensamento europeu que culminou com o movimento conhecido como Iluminismo. Foi ele o primeiro humanista do Renascimento. 

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. 

Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. 

Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval. 

A diferença e' somete que o Renascimento engloba tambe'm as artes plasticas e as ciências. 

Espero ter ajudado :)

Bjs Sofia

nicollyMacedo: Obrigada
respondido por: amandajcs
0

Resposta:

O movimento Humanista está presente dentro do Renascimento ou Renascença.

Explicação:

O renascimento foi uma forma de expressão do humanismo nas artes, filosofias, musicas, e nas ciências. Suas maiores manifestações deram inicio por volta do final do século XIV,

o humanismo teve inicio por volta de meados do século XIV, valorizava o saber critico, o desenvolvimento deste saber, a capacidade humana de conduzir seu próprio destino, e via o homem no centro do mundo abandonando a ideia do Teocentrismo ( Deus no centro ) da era medieval, do feudalismo .

Perguntas similares