A meia-vida de eliminação de um fármaco é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação de um fármaco permite ao médico calcular a freqüência de doses necessária para manter a concentração plasmática do fármaco dentro da faixa terapêutica. Várias alterações fisiológicas e patológicas podem influenciar na meia vida de um fármaco. Escolha entre as alternativas abaixo aquela que caracteriza melhor essas alterações e suas consequências:
a)
O processo de envelhecimento leva à diminuição da massa muscular do indivíduo e por consequência pode ocorrer a diminuição da distribuição do fármaco pelo organismo, gerando uma diminuição do tempo de meia vida nesse indivíduo.
b)
Indivíduos que sofrem de insuficiência cardíaca podem ter a meia vida de fármacos diminuída devido ao aumento da velocidade de eliminação do fármaco de seu organismo.
c)
As alterações hepáticas e renais, tais como as insuficiências, têm pouca influência sobre a meia vida dos fármacos.
d)
No caso da obesidade ocorre o aumento da massa adiposa com consequente diminuição da distribuição do fármaco pelo organismo, gerando por sua vez um aumento na meia vida nesse indivíduo.
e)
nenhuma das alternativas acima caracteriza alterações que podem modificar a meia vida de um fármaco no organismo humano.
Respostas
respondido por:
19
acredito que seja a letra A
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás