Respostas
A democracia ateniense era 1 democracia direta, isto é, o povo participava diretamente nas decisões políticas por médio de aclamación. Isto era possível porque as polis gregas eram pequenas e tinham poucos habitantes.
A democracia atual propõe-se como um sistema representativo e não-direto de participação política. Hoje em dia é impossível adotar um tipo de democracia direta já que esta se concebe como um sistema de limitação e controle do governo, como as sociedades políticas contemporâneas cobrem territórios muito mas extensos e compreender populações mas numerosas que na antiguidade.
Na democracia ateniense a rotação dos cargos públicos era rápida e ademais estes eram designados por sorteio
Na democracia atual a rotação dos cargos públicos é a cada verdadeiro tempo e não são designados por sorteio, senão que por eleições periódicas mediante sufragio universal, nas quais os cidadãos (maioria) elegem a um homem quem os representa.
.Para os atenienses a democracia era uma forma possível e efetiva de governo, isto é que a democracia podia ser posta em pratica
Para a sociedade de hoje, em mudança a democracia consiste em um ideal que serve de referência para julgar nossos sistemas políticos, mas que é impossível de realizar e instaurar plenamente.
Na democracia ateniense os únicos que podia participar na vida política era os homens livres ( únicos considerados cidadãos ), isto é, uma minoria já que esta democracia excluía às mulheres, escravos, menores de idade e estrangeiros. Isto é, eles não passavam a ser cidadãos, pelo que não tinham direitos políticos.
A democracia atual em mudança, consiste na participação política de todos, com o único requisito de ser maior de idade. Todos os nacionalizados passam a ser cidadãos sem nenhum tipo de diferenciação e baseando na igualdade para todos. (não são cidadãos os encarcerados que estão sentenciados a vários anos de
prisão )
Os pensadores e líderes atenienses importantes consideravam à democracia como uma forma equivocada de governo.
Hoje em dia a democracia é considerada largamente como uma forma aceitada de governo.
Em Atenas, as opiniões e julgamentos dos cidadãos eram escutadas na Ekklesia ou assembleia popular, em onde discutiam temas de comércio, guerra e política interna.
Na atualidade há homens e mulheres que nos representam, como por exemplo: deputados, senadores. Quem expressam suas opiniões e julgamentos no congresso. Cá discutem-se todos os temas do “quehacer nacional” como por exemplo: comércio, política, morada, etc. Para estes efeitos os deputados e senadores nomeiam comissões que discutem os diferentes te