Os camponeses exerceram um papel de destaque ao longo de toda história milenar da China.Justifique,com exemplos retirados da China imperial.
Respostas
Os imperadores tinham controle sobre o país através de uma classe de funcionários recrutados por um sistema burocrático chamado de “sistema de exames”. A economia era baseada na agricultura, e a sociedade era dividida em uma pequena porção de proprietários de terras e uma grande porção de camponeses.O sistema imperial entrou em colapso no século 18 através da pressão que a grande massa de camponeses fez sobre as terras cultiváveis, que neste período estavam em 80% pertencentes aos senhores fundiários e apenas em 20% na posse dos camponeses.
No final do século 18 a industria e o comércio começaram a avançar, mesmo com a resistência do Império, pois havia a pressão interna, dos camponeses, e a pressão externa por parte dos países europeus que tinham interesses militares e comerciais na China. Surgiram então os núcleos urbanos e a burguesia comercial, juntamente com um processo de modernização do país. Em consequência disso, houve uma oposição à centralização do poder político e ao sistema imperial.
Tentando inutilmente resistir às forças internas e externas, as rebeliões e aos movimentos anarquistas, a Dinastia Manchu teve que tentar concentrar recursos materiais e desalojar a pequena classe privilegiada formada por burocratas e senhores fundiários.
Devido aos conflitos das forças internas do país, deu-se início a um período de anarquia, que teve como resultado a mudança do sistema político de Império para República
Espero ter ajudado
A China tem uma longa tradição de movimentos camponeses. Toda a história da China imperial é marcada por revoltas espontâneas e ao mesmo tempo mediadas por sociedades secretas, descontínuas no tempo e no espaço. Eles atacaram apenas os abusos do sistema, não suas bases, por isso estavam localizados dentro dele.
A primeira rebelião camponesa na China tem alguma importância e é conhecida como Dazexiang em 209 a.C. eles se levantaram em armas depois de matar seus oficiais e se revoltarem contra o imperador Qin Er Shi.
Em 1900, boxeadores camponeses rebeldes apareceram no norte da China exigindo a morte de missionários cristãos e convertidos. Estes últimos foram acusados de trair a China.
A revolução anticapitalista dos camponeses da China de 1949 configurou um "modelo" baseado pela centralidade de um pequeno proprietário de terra ou campesinato sem terra e não do proletariado. Assim o lider Mao morreu, para grande parte dos chineses, havia comida, roupas e abrigo suficientes, acesso à educação básica e cuidados médicos rudimentares.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19379672#