• Matéria: Biologia
  • Autor: leticigatawaniene
  • Perguntado 9 anos atrás

interrupção da Via sensorial por lesão

Respostas

respondido por: artb123
0
Terminologia

Os termos usados para descrever esses pacientes indicam o nível geral da lesão da medula espinhal e da perda da função. 

ParaplegiaParaplegia refere-se à deficiência ou perda de função motora e/ou sensorial nos segmentos torácico, lombar ou sacral da medula espinhal. A função dos membros superiores é preservada, mas o tronco, os membros inferiores e os órgãos pélvicos podem estar comprometidos. 

TetraplegiaO termo tetraplegia é preferido à quadriplegia. Os pacientes tetraplégicos têm deficiência ou perda de função motora e/ou sensorial nos segmentos cervicais da medula espinhal. Os membros superiores são afetados, assim o tronco, os membros inferiores e os órgãos pélvicos. O termo não inclui lesão no plexo braquial ou nos nervos periféricos. Quadriparesia e paraparesia são termos que foram usados para descrever lesões incompletas, mas uso atualmente não é muito usado.



            Tipos de Lesões da Medula EspinhalA lesão da medula espinhal danifica uma rede neural complexa implicada na transmissão, modificação e coordenação motora e sensorial, e no controle autônomo dos sistemas de órgãos. Na verdade, a disfunção pós-traumática da medula espinhal provoca a perda de mecanismo homeostático. As avaliações motoras e sensoriais da American Spinal Injury Association são utilizadas para estabelecer o nível da lesão (ASIA). As incidências relativas dos níveis de lesão são: 58% cervicais, 35% torácicas, e 7% lombares e sacrais. 

Lesão CompletaNesse tipo de acometimento medular todas as formas de sensibilidade são perdidas abaixo do nível da lesão, existindo também déficits motores e do sistema nervoso autônomo. Imediatamente após um trauma com secção completa da medula espinhal, o paciente entra em estado de Choque Medular (dura em média de 2 a 4 semanas), que se caracteriza pela perda de todos os tipos de sensibilidade, movimentos, reflexos e tônus nos músculos dependentes dos segmentos medulares abaixo da lesão, há ainda, caracteristicamente, a retenção de urina e fezes. Com o tempo, reaparecem os reflexos profundos, os quais vão se tornando hiperativos e surge o sinal de Babinski (Síndrome Piramidal), no entanto não há recuperação da motricidade voluntária ou da sensibilidade.

A perda de todas as modalidades sensoriais abaixo do nível da lesão, que se denomina anestesia, serve para identificar o segmento medular acometido, a partir do conhecimento da distribuição dos dermátomos.
Perguntas similares