A maior parte dos animais apresenta simetria bilateral,isto é, seu corpo pode ser dividido em duas partes simétricas, direita e esquerda.isso garante o equilíbrio e diminui a resistência do ar ou da água ao movimento. Alguns animais aquáticos promovem uma corrente de agua ao seu redor e capturam algas, protozoários e outros seres que flutuam. A simetria da maioria desse animais é radiada (ou radial): Seu corpo pode ser dividido em vários planos de simetria, dispostos em raios. Essa forma é vantajosa para um animal séssil (que vive fixo) ou com pouca mobilidade , pois ele pode entrar em contato com o ambiente em várias direções. Cite dois filos onde encontramos animais com simetria radiada
Respostas
A simetria radial é encontrada nos filos dos Equinodermos e dos Poríferos.
O filo dos Equinodermos é composto por animais exclusivos
marinhos bentônicos, como a Estrela do Mar, ouriços, pepinos do mar e crinoides.
A simetria do corpo dos equinodermos é exclusiva do seu filo, uma vez que é uma simetria radial pentameral, na qual o corpo é segmentado em cinco partes ao redor de um eixo central.
Porém, durante a fase larval, os animais deste filo
apresentam simetria bilateral, e desenvolvem a simetria radial apenas na fase
adulta.
A forma do corpo varia de classe para classe, porém a simetria é mantida. Podem ser de vida livre ou fixos a um substrato, porém a fase larval é de vida livre. Possuem reprodução sexuada e são normalmente detritívoros, com algumas espécies filtradoras.
O filo dos Poríferos é constituído pelas esponjas. São seres unicelulares, heterótrofos coloniais, e vivem fixos a um substrato.
São quase exclusivamente marinhos, e o corpo é sustentado por espículas de sílica. São na sua maioria filtradores, e podem reproduzir-se sexuada e assexuadamente por brotamento.
A forma do seu corpo pode ser globular ou tubular, porém a simetria é radial. A presença de poros dá nome ao filo.
Equinodermos e Poríferos.