Respostas
Desde tempos antigos, surgiu o embate entre fé (crença religiosa) e a razão na cultura ocidental. Tais temas relacionam-se a períodos medievais, aqueles onde existiam confrontos entre os adeptos a religião cristã e os moralistas romanos e gregos.
Os filósofos desacreditavam na religião e marcaram a ruptura entre fé e razão, pois tentam responder de maneira racional os fenômenos.
A palavra fé se relaciona a confiança na existência de algo ou no crédito a fala de alguém. Já a razão relaciona-se com o raciocínio discursivo e representa um conhecimento natural.
Espero ter colaborado, bons estudos!
Em filosofia a fé é o tipo de raciocínio ou decisão movida por uma crença pessoal, que pode ser socialmente estimulada ou não, sem fundamentação em evidências ou experimentos, e a razão é o tipo de raciocínio ou decisão que é movido pelo exercício das capacidades intelectuais dos homens, se limitando ao que é observado, que obedece às leis da lógica e que pode ser demonstrado.
São, assim, dois aspectos distintos da experiência humana: agir por fé e agir por razões são coisas de naturezas diferentes, que são usadas em momentos diferentes. Quem planeja, por exemplo, uma colheita, geralmente o faz por meio da racionalidade - investiga os melhores momentos para obter os melhores resultados, mas quem se encontra em uma situação de desespero, como uma guerra ou uma peste, e que não pode encontrar solução racional para aquela questão muitas vezes procura na fé uma "saída" para algo que, racionalmente, não o tem.
Mais sobre razão e fé em:
https://brainly.com.br/tarefa/20410890