• Matéria: Geografia
  • Autor: solangescosta
  • Perguntado 9 anos atrás

quais sao as vantagens e as desvantagens do socialismo em cuba?


Respostas

respondido por: Raissasilva258
9
 Se compararmos hoje o socialismo cubano com os novos países capitalistas surgidos na Rússia, Europa do Leste e a Ásia meridional. O socialismo cubano sofreu o duro golpe do giro ao capitalismo na URSS e Europa do Leste. A produção industrial e o comércio diminuíram 60% e a ingestão de calorias diária de cada cubano caiu à metade. No obstante, a mortalidade infantil em Cuba continuou diminuindo de 11 casos por cada 1000 nascimentos vivos em 1989 a 6 em 2003 (cifras que se comparam com vantagem com as de EEUU). Enquanto que a Rússia dedica só 3,8% do seu PNB ao gasto sanitário público e 1,5% ao privado, o orçamento cubano ascende ao 16,7%. Enquanto que a esperança de vida entre os homens caiu a 58 anos na Rússia capitalista, na socialista Cuba se elevou a 74 anos. Enquanto que o desemprego cresceu até o 21% na capitalista Polônia, diminuiu ao 3% em Cuba. Enquanto que as drogas e as máfias campeiam livremente entre os novos países capitalistas, Cuba iniciou programas educativos e de formação para a juventude desempregada e paga salários enquanto aprende-se uma profissão e se obtém um emprego. 

Os contínuos avanços científicos de Cuba em biotecnologia e medicina são de nível mundial, enquanto que as infra-estruturas científicas dos antigos países comunistas desmoronaram e seus cientistas migraram ou vivem sem recursos. Cuba conserva sua independência política e econômica, enquanto que os novos países capitalistas se converteram em clientes militares de EEUU e proporcionam mercenários ao serviço do império nos Balcãs, Afeganistão e Iraque. Ao contrario dos europeus orientais, que trabalham como soldados mercenários para os EEUU no Terceiro Mundo, 14 mil médicos cubanos trabalham nalgumas das regiões más pobres da América Latina e África cooperando com os governos nacionais que solicitaram seu trabalho. Há mais de 500 médicos cubanos no Haiti. Em Cuba, a maior parte das indústrias são nacionais e públicas, com alguma participação de mercados privados e empresas conjuntas com capital estrangeiro. Nos antigos países comunistas, quase todas as industrias básicas são de propriedade estrangeira, como o são a maior parte dos meios de comunicação e as "indústrias da cultura". Enquanto que Cuba conserva una rede social de segurança para os alimentos básicos, a habitação, a saúde, a educação e os esportes, nos novos países capitalistas o "mercado" exclui do aceso a muitos destes bens e serviços a setores substanciais dos desempregados e dos trabalhadores mal pagos. 

Os dados comparativos sobre a economia e a sociedade provam que o "socialismo reformado" em Cuba ultrapassou grandemente o funcionamento dos novos países capitalistas de Europa do Leste e Rússia, para não falar da Ásia Central. Inclusive com as conseqüências negativas da crise de princípios dos 90 e do crescente setor do turismo, o clima moral e cultural de Cuba é muito mais saudável que o de qualquer dos regímenes corruptos dirigidos pelo crime organizado, cúmplices do tráfico de drogas, das redes de prostituição e de subordinação ao império estadunidense. De igual importância é o fato de que, enquanto o sida infecta a milhões de pessoas na Europa do Leste e Rússia, Cuba tem os melhores e mais humanitários programas de tratamento e prevenção do mundo para fazer frente ao sida. Remédios antivírus gratuitos, tratamento médico sem custo algum, programas de saúde pública bem organizados e educação sanitária, explicam à perfeição por quê Cuba tem a incidência menor de sida dos estados em vias de desenvolvimento, a pesar da presença duma prostituição em pequena escala, relacionada com o turismo e os baixos ingressos. 

O debate sobre a superioridade do socialismo e o capitalismo continua em pé, porque o que substituiu ao socialismo após a derrubada da URSS é muito pior em todos os índices de importância. O debate continua de pé porque as conquistas de Cuba ultrapassam aos dos novos países capitalistas e porque na América Latina os novos movimentos sociais têm realizado mudanças no autogoverno (os zapatistas), na democratização da propriedade da terra (o MST do Brasil) e no controle dos recursos naturais (Bolívia) muito superiores a qualquer coisa que o imperialismo estadunidense e o capitalismo local possam oferecer. O socialismo atual é uma nova configuração que combina o estado de bem-estar do passado, os programas humanos sociais e as medidas de segurança de Cuba com as experiências de autonomia do EZLN y do MST.
Perguntas similares