Respostas
04/11/2010 12h03 - Atualizado em 04/11/2010 12h45
Índice de Desenvolvimento Humano de 2010 traz nova metodologia Foram introduzidas novas variáveis e novo processo de agregação.Com a mudança, não se pode comparar o IDH 2010 com anos anteriores.
Do G1, em Brasília
Na edição do 20º aniversário do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quinta-feira (4), foi utilizada uma nova metodologia, além de dados que não estavam disponíveis na maioria dos países em 1990 para educação, saúde e renda. Com a mudança, o IDH de 2010 não pode ser comparado ao IDH de anos anteriores, que utilizavam uma metodologia diferente.
Segundo o economista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Flavio Comim, foram introduzidos "novos indicadores para educação e renda, combinados com uma maneira melhor de cálculo, que mostra a importância de cada dimensão para o cálculo do IDH". Com a nova metodologia, mais exigente, 14 países foram excluídos do IDH 2010 devido à falta de dados internacionalmente compilados e verificados.
Uma das mudanças, por exemplo, está no cálculo da renda. O Rendimento Nacional Bruto per capita substituiu o Produto Interno Bruto per capita, para incluir o rendimento de remessas externas e do apoio internacional ao desenvolvimento.