Por que podemos dizer que as teorias dos efeitos estariam superadas quando consideramos o aparecimento das formas de comunicação mediadas pelas tecnologias digitais?
Respostas
respondido por:
3
Nenhum meio de comunicação foi, como já explicamos, tão poderoso e causou tantas e tão profundas modificações na sociedade quanto a escrita. Todos proporcionaram, de modo mais ou menos contundente modificações na sociedade e na visão de mundo das pessoas. Fundamentalmente, todos contribuíram para a redução do espaço, ou seja, para a rapidez e eficiência da comunicação entre as pessoas em localidades diferentes. Segundo McLuhan, os meios de comunicação atuam como extensões das capacidades naturais dos seres humanos. A televisão mostra aquilo que não podemos ver fisicamente, mas através dela, como uma extensão de nossos olhos. O rádio trouxe as notícias das quais não tínhamos conhecimento, como uma extensão dos nossos ouvidos. O telefone nos permitiu levar a voz a uma distância infinitamente maior do que jamais se havia pensado. E assim sucessivamente, cada meio representou uma extensão de uma capacidade natural dos seres humanos. A Internet, no entanto, através da Comunicação Mediada por Computador, proporcionou a extensão de várias capacidades naturais. Não apenas podemos ver as coisas que nossos olhos naturalmente não vêem. Podemos interagir com elas, tocá-las em sua realidade virtual, construir nossos próprio raciocínio não linear em cima da informação, ouvir aquilo que desejamos, conversar com quem não conhecemos. Fundamentalmente, podemos interagir com o que quisermos
gustavovergani:
então, pode-se concluir que as teorias dos efeitos estariam superadas mediante o aparecimento das formas de comunicação mediadas pelas tecnologias digitais, pois não há linearidade na maneira que o publico é alcançado e na construção de sentido, fazendo com que as mensagens, de certa forma, percam seu efeito desejado pelo emissor. (?)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás