A cultura erudita é mais importante do que a cultura popular? Justifique e de exemplo de cultura erudita e de cultura popular.
Respostas
Cultura Erudita: Opõe-se à cultura popular. É um saber proveniente do pensamento científico, com um alto grau de instrução, de estudo.
Conclusão: Como é que posso dizer que uma coisa é mais importante que a outra se ambas são completamente diferentes? Ou seja, cada uma tem seu papel na sociedade. Até porque, mesmo os intelectuais que discutem esses conceitos (por exemplo, você "SladeWilson") fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que estudam e pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.
Resposta:
Ambas as culturas envolvem a questão conflitiva do poder, da relação entre dominação e resistência
Explicação:
Numa sociedade complexa como a que nós vivemos hoje, não é possível ignorar as inter-relações entre as formas de cultura e seu contínuo processo de transformação. É comum que os agentes da cultura erudita incorporem elementos da cultura popular. Os agentes da cultura popular também podem fazer isso, reelaborando elementos tradicionalmente conhecidos como pertencentes à cultura de elite. Assim, não é mais possível entender cultura popular e cultura de elite como puramente antagônicas. Mas, é evidente que ambas as culturas envolvem a questão conflitiva do poder, da relação entre dominação e resistência. Importante ressaltar que a cultura popular não é algo parado no tempo, imutável. O povo modifica os meios de produção da cultura, adequando-se às inovações de cada época. A Cultura popular e cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social, pois, apenas, a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições.