diminutivo das palavras : corpo, grão, verso, cela e nó .
obs: As palavras tem que terminar em -ulo, -ula ou -culo, -cula.
Respostas
O diminutivo tem sua origem na ideia de trazer a alguém a diferença entre os tamanhos, entre as proporções das coisas. Havia uma necessidade de dizer que algo era pequeno e outro grande. Assim, um homem pode ser grande (homenzao) ou pequeno (homenzinho).
Mas ele pode devido a experiencias, conter outras idéias, como por exemplo expressar afetividade quando uma mãe faz uma “sopinha” para a criança comer, ou quando para trazer mais conforto e doçura, um cônjuge se refere a outro com o termo “amorzinho”. Olha só que “Bonitinho”. Rsrs
Mas certas variações de palavras acabaram ganhando significado físico, próprio, se tornando substantivo comum, como “camisinha” que não é mais uma camisa no diminutivo, camarim (que antes era uma câmara pequena), célula ( que é o diminutivo de cela). Há uma transformação do sentido da palavra.
Assim:
Corpo pode também ser corpúsculo, presente em situações descritivas de algumas ciências como biologia e química.
Grão pequeno passou a ser granulo, ainda mantendo sua ideia como em chocolate granulado mas fazendo muito mais sentido quando sendo adjetivo e ate nome em partes celulares (retículo plasmático granular)
Verso pequeno se transformou em versículo que ganhou caráter religioso devido à presença de pequenos versos durante os rituais religiosos muito comuns do cristianismo
Cela pequena se tornou célula mas que hoje tem “vida própria”
E
Um pequeno nó se tornou nóculo.