• Matéria: História
  • Autor: jujucamily
  • Perguntado 9 anos atrás

Com o estabelecimento do absolutismo, os reis passaram a questionar o poder da Igreja. Quais eram os motivos do descontentamento dos reis absolutistas com a Igreja Católica?

(A)
Os reis estavam descontentes com o poder espiritual da Igreja, pois, como afirmavam alguns teóricos do absolutismo, o soberano era o principal representante de Deus na Terra.

(B)
Com a Igreja arrecadando boa parte dos impostos e os membros do clero administrando amplas regiões, tornou-se difícil para os reis aumentarem seu poder.

(C)
Os reis absolutistas eram contra o celibato do clero, pois impedia que a população se multiplicasse, o que, consequentemente, resultaria em menos pessoas para pagar impostos.

(D)
Com a concentração do poder nas mãos dos reis e a unificação territorial, os soberanos passaram a ter direito de cobrar impostos e decretar leis em territórios que pertenciam à Igreja, o que acabou gerando conflitos.

(E)
Os reis absolutistas queriam cobrar impostos da Igreja Católica; sem obter sucesso, passaram a questionar o poder da instituição religiosa.

Respostas

respondido por: jessmari
3
b)com a igreja arrecadando boa parte dos impostos e o membro
respondido por: luizccavalcanti
3
LETRA E
COM A FORMAÇAO DE MONARQUIAS NACIONAIS NA EUROPA, O PODER DA IGREJA  ( DOMINAVA A POLÍTICA EUROPÉIA) PASSA A SER QUESTIONADO PELOS REIS.
O CONFLITO FICOU CLARO NA DISPUTA ENTRE FILIPR , O BELO , REI DA FRANÇA , E O PAPA BONIFÁCIO  VIII, QUE EXIGIA PARA A IGREJA O DIREITO DE NAO PAGAR IMPOSTOS.

jujucamily: obg
Perguntas similares