Respostas
JEAN PIAGET -
Estágios do
desenvolvimento:
o desenvolvimento da inteligência se dá por salto, rupturas e não de forma
linear.
1. Estágio sensório-motor (percepção-ação: 0 a 2 anos) - a inteligência é anterior à fala. Há uma inteligência prévia, sem linguagem, prática, é a percepção do real, é uma inteligência em ação. Objeto permanente - embora eu não veja, sei que ele existe. Aparece aos 9 meses. Causalidade - objetos interagem e uma coisa causa a outra. Onipotência infantil. Relação meio e fim - Nesta fase a criança ainda não estabelece essa relação, pois ela acha que só existe o que é possível enxergar. (ex. bola atrás da almofada). As três dimensões do espaço também são percebidas só em torno de 1 ano de vida.
2. Estágio pré-operatório (- 2 a 7 anos) – representação é a capacidade de pensar um objeto por meio de outro. Reconhecimento no espelho (Estou em 2 lugares, aqui e no espelho) se dá depois de um ano de vida. Nesta fase há ação e representação, mas ainda não organizada num todo coerente, pois a ação é interiorizada, mas não reversível. Introdução à moralidade e à linguagem(a criança entre no mundo dos valores, regras, noção do certo e do errado).
3. Estágio Operatório concreto (7 a 12 anos) - Aqui temos a ação interiorizada reversível (operação), mas ainda não abstrai. Ação pela representação (imagens) com a possibilidade de pensar a anulação da ação (ex. distância Maringá-londrina e vice-versa). Ex: Tem mais rosas ou margaridas? Ver as partes. Tem mais rosas ou flores? Separar o todo das partes.
4. Estágio operatório formal (12 anos em diante) - possibilidade de assimilar abstrações, conceito abstratos.
Desenvolvimento moral da criança: a moral também evolui. 1. anomia - fora do universo moral; 2. Heteronomia - respeito pela autoridade; 3. Autonomia - respeito mútuo, contrato
Piaget e a educação: sua obra não é pedagógica, não é uma proposta pedagógica.
Construtivismo: Livro “A construção do real”. Sua teoria é construtivista.
Mitos, equívocos: 1. Maturacionismo - sua teoria não é maturacionista. As construções internas se dão pelas demandas do meio e sobre elas. Ele é interacionista. 2. Negação do social no desenvolvimento da inteligência - Piaget não estudou esse tema.
VYGOTSKY
1) EXISTEM QUATRO PLANOS GENÉTICOS.
1. Filogênese - história da espécie humana. Define limites e possibilidades da espécie que não servir de fundamento para o desenvolvimento. Plasticidade do cérebro - é o menos pronto ao nascer, por isso se adapta ao meio.
2. Ontogênese - história do indivíduo da espécie. É a sequência de desenvolvimento do ser: engatinhar, andar, sentar...
3. Sociogênese - história cultural do meio em que o indivíduo está inserido. Forma de funcionamento cultural que interferem ou definem o funcionamento psíquico. Cultura alarga as possibilidades humanas. Ex: puberdade, fenômeno biológico, mas compreendido diferentemente em cada cultura (adolescência - conceito cultural, hoje é muito mais extensa que antigamente. Ex: 3ª idade, outra categoria criada pela cultura, diz respeito ao modo como a cultura olha o idoso.
4. Microgênese - aspecto microscópico do desenvolvimento. Cada fenômeno psíquico tem sua própria história. Entre não saber e saber algo aconteceu (ex: como aprendeu a amarrar o sapato?). Porta aberta para o não determinismo. Construção da singularidade do sujeito.
2) MEDIAÇÃO SIMBÓLICA
3) PENSAMENTO E LINGUAGEM
4)
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
5) ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
6) IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA