A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos que nele se manifestam,
aliadas à necessidade do homem de estudá-los para poder entendê-los e explicá-los, levaram ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas. Estas necessitam de uma classificação, quer de acordo com sua ordem de complexidade, quer de acordo com seu conteúdo: objeto ou temas, diferença de enunciados e metodologia empregada.
As ciências sociais surgem neste contexto e de acordo com a sua classificação, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Pertencem ao campo das ciências mistas.
b. Pertencem ao campo das ciências factuais.
c. Pertencem ao campo das ciências naturais.
d. Pertencem ao campo das ciências formais.
Respostas
respondido por:
6
Letra B Pertencem ao campo das ciências factuais.
respondido por:
0
As ciências sociais, desde sua criação com Auguste Comte, pertencem ao grupo de ciências factuais. Logo, a alternativa B está correta.
As ciências sociais baseiam-se, teoricamente, em fatos. Contudo, a sociologia (ciências sociais) distingue-se de outras áreas do conhecimento humanístico:
- A filosofia, por exemplo, é a mais antiga de todas: tem sua origem em Tales e seu projeto principal em Sócrates, ainda na Grécia Clássica.
- A história, sempre associada com qualquer empreendimento intelectual, só vira historiografia a partir da Idade Moderna.
- A sociologia nasce com uma proposta de ser científica já no século XIX, com Auguste Comte, na França. Comte foi o pai do positivismo, de tanta influência política no Brasil.
Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.
O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciência como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/23325738
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás