como socrates se opunha aos sofistas em relaçao ao conhecimento da verdade? voce concorda so Sócrates, com os sufistas ou discorda de ambos? Justifique
Respostas
Mesmo tendo
sido incluído muitas vezes entre os sofistas, Sócrates recusava tal
classificação, e opunha-se a eles de forma crítica. Sócrates foi contemporâneo
dos sofistas e seu mais enérgico adversário que eles tiveram. Seu método de
ensino e sua doutrina são o oposto da doutrina e do método dos sofistas. As divergências
principais são as seguintes:
Os sofistas buscam o sucesso e ensinam como consegui-lo. Sócrates busca só a
verdade e incita seus discípulos a descobri-la. Segundo os sofistas, para se
ter sucesso é necessário fazer carreira. Segundo Sócrates, para se chegar à
verdade, é necessário desapegar-se das riquezas, das honras, dos prazeres,
reentrar no próprio espírito, analisar sinceramente a própria alma, conhecer a
si mesmo, reconhecer a própria ignorância. Os sofistas se gabam de saberem tudo
e de ensinaram a todos. Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre
dos outros. Ele não é mestre, mas obstetra (manieta); não ensina a verdade, mas
ajuda seus discípulos a descobri-la neles mesmos. Não leciona aos discípulos,
mas conversa, discute, guia-os em suas discussões, orienta-os para a descoberta
da verdade. Segundo os sofistas, aprender é coisa facílima. Afirmam por isso
que por um preço módico podem garantir aos discípulos o conhecimento da
retórica e da arte de governar. Segundo Sócrates, aprender não é coisa fácil.
Muitos diálogos terminam sem conclusão, sem uma definição da verdade, da
bondade, da beleza, da justiça etc., sem um desenvolvimento completo do tema
proposto. Para Sócrates, é somente lenta e progressivamente que se chega ao
conhecimento da verdade, esclarecendo as próprias ideias e definindo as coisas
sempre com mais precisão. Para os sofistas, o valor de qualquer conhecimento e
de qualquer e de qualquer lei moral é relativo (contrário do universal, geral),
subjetivo (opinião do sujeito; contrário de objetivo). Para Sócrates, existem
conhecimentos e leis morais de valor absoluto, objetivo e, portanto, universal.