1)
O tema "Políticas Sociais" é complexo e permeado por ideologias distintas que podem configurá-las ou defini-las de acordo com a interpretação de visão de mundo. Assinale a alternativa que responde o que são políticas sociais:
Alternativas:
a)
As Políticas Sociais são respostas do Estado diante da contradição entre o capital e o trabalho, cunhada por disputas de força envolvendo a classe trabalhadora e a burguesia.
b)
É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de apenas uma classe da sociedade.
c)
As Políticas Sociais são ações de governo com objetivo específico: o de ajudar a classe burguesa.
d)
A política social é uma política, contra as formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas e individuais das pessoas.
2)
De acordo com a política de saúde do Estado brasileiro assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Há que se superar a concepção de um SUS precário, destinado para as pessoas pobres.
b)
Saúde bucal tem um declínio no número de equipes à disposição da população elevando este tipo de cobertura.
c)
No campo da saúde, temos a configuração do Sistema Único de Saúde - SUS, conquistado de forma fácil pelo Movimento da Reforma Sanitária.
d)
Poucos são os desafios para que este sistema alcance seus objetivos, entre eles, elevação do financiamento, de forma a alcançar uma universalização verdadeira e não apenas legal.
3)
Uma das políticas do Estado brasileiro é a política de assistência social. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto:
Alternativas:
a)
A Política de Assistência Social foi consolidada como Política Pública através da LDB de 1996 e regulamentada na Lei 8.742/1993 – Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
b)
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, reivindicado junto as suas Conferências é atualmente uma realidade, sendo fruto de um amplo debate e movimentação de trabalhadores, intelectuais e usuários.
c)
Um dos desafios do SUASé que a assistência social seja encarada como uma questão de prioridade política na defesa dos interesses de seu público, fato este que deve tomar a forma de consciência política por todos os envolvidos na luta por esta efetivação.
d)
Destaca que apesar dos inegáveis avanços junto a esta política, ainda constata-se práticas assistencialistas e clientelistas, fugindo a um caráter técnico profissional, sendo este um dos grandes desafios desta política.
4)
Longe de ser um profissional com uma prática assistencialista – clientelista, deve ficar claro que o serviço social é uma profissão que atua no campo das:
Alternativas:
a)
Políticas Públicas
b)
Políticas Educacionais
c)
Políticas Sociais
d)
Políticas Governamentais
5)
Analise as afirmativas:I. As desigualdades sociais e regionais; a pobreza extrema; a grande concentração de fluxos de renda e estoques de riqueza; a insegurança no trabalho e nas ruas; as discriminações de raça, gênero e idade; a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas relevantes da realidade social brasileira, são fenômenos aceitáveis.
II. A proteção social no Brasil, que nasce no início dos anos de 1930 pela vinculação com o trabalho, se estruturou em função da inserção na estrutura ocupacional e do acesso a benefícios vinculados a contribuições passadas.
III. Para o enfrentamento dos desafios sociais brasileiros reconhece-se que a universalização das políticas sociais é a estratégia mais indicada, uma vez que, num contexto de desigualdades extremas, a universalização possui a virtude de combinar os maiores impactos redistributivos do gasto com os menores efeitos estigmatizadores que advêm de práticas focalizadas de ação social.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
I e II estão corretas.
b)
I e III estão corretas.
c)
II e III estão corretas.
d)
I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
9
e a resposta d e correta
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás