Respostas
Em meados do século XIX muitas transformações ocorreram na economia e na sociedade do Império brasileiro. Foi um extenso período de evolução para o país, que começa a se transformar lentamente numa nação moderna.
Os problemas econômicos e financeiros do Brasil independente
A economia brasileira não apresentou uma importante transformação. Sendo assim, o Brasil permanecia como um país economicamente dependente, por um lado tinha se tornado independente de Portugal, mas por outro ficou ligado ainda mais com a Inglaterra.
A crise econômica:
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, não tinha condições de ser um país industrializado, dependia apenas das exportações, e do setor agrícola.
O país começou a enfrentar uma grave crise econômica, os produtos agrícolas tiveram seus preços reduzidos, e conseqüentemente foram reduzidas as exportações.
O açúcar estava sofrendo algumas limitações, até mesmo o algodão estava tendo suas exportações reduzidas para a Inglaterra.
A crise do setor agrícola foi a principal causa da situação econômico-financeira do Brasil, destaque da primeira metade do século XIX, período em que se realizava o fortalecimento da independência política.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/segundo-reinado-governo-de-d-pedro-1840-1889/as-transformacoes-economic...