A luta pela democratização da escola é bastante antiga em nosso país. De acordo com Gadotti (2006), ela inicia-se na fase de 1930, em que o ensino oligárquico (na qual a Igreja detinha o monopólio da educação) estava sendo questionado pelos pioneiros da educação, que reivindicavam uma educação fundamental, universal e laica.
Respostas
Resposta:
Fiquei entre a A e D
Explicação:
Pois de acordo com a pagina 44 do livro.
Nesse contexto, Saviani (2009) afirma que a marginalidade era identificada pela ignorância. É marginalizado da nova sociedade aquele que não é esclarecido. Assim,a escola surge como a cura para a falta de conhecimento e como tal, é apontada como solução para o caso da exclusão. Para isso, ela deveria promover a igualdade por meio da instrução, da transmissão dos conhecimentos acumulados pelos homens ao longo da história da humanidade.
Ele expecifica o papel da escola e somente esse paragrafo explica. No outro paragrafo da mesma pagina, expecifica o papel da burguesia.
O direito de todos à educação decorria de uma reorganização social, que se opunha ao Antigo Regime e era representada por uma nova classe que se consolidara no poder: a burguesia. Para garantir a construção de uma sociedade democrática e superar a opressão do Antigo Regime, era necessário combater a ignorância. Só mediante as instruções de uma cultura letrada era possível transformar os súditos em cidadãos, “redimindo os homens de seu duplo pecado histórico: a ignorância, miséria moral e a opressão, miséria política” (GADOTTI, 2006, p. 22).
Alguem esclarecimento sobre essa questão?