O imaginário sobre figuras místicas, que transitam entre mundos (os transis), era comum na Idade Média. Sobre os transis, é correto afirmar:
(A)Fazem parte de um tipo de arte tumular, em que os mortos eram retratados em estado de decomposição. Embora sendo devorados pelos vermes, eram figuras tranquilas, que esperavam o retorno de Cristo para salvá-las.
(B)Surgiram no início da Arte Gótica, como arte tumular. Eles eram representados sobre os túmulos, expressando serenidade e tristeza, que simbolizavam a Redenção de Cristo, a qual salvaria a todos da morte eterna.
(C)Eram figuras que guardavam a passagem para outros mundos e sempre eram representadas em avançado estado de decomposição. Povoando o imaginário contemporâneo, são expressos por meio de personagens que dormem em caixões (mortos-vivos), figurando tanto na literatura, quanto no cinema.
(D)São figuras desesperadas ante o mistério da morte, buscando a redenção e negociando sua paz eterna com os seres vivos. Tendo perdido a fé, são colocadas nas Igrejas para mostrar aos vivos os castigos que podem sofrer após a morte.
(E)A escultura na Idade Média representa figuras como as dos transis para mostrar o desespero resultante do materialismo. A beleza sublime é expressa apenas em imagens de santos e obtida como reflexo da fé e da sabedoria.
Respostas
respondido por:
1
imaginação fértil, medo e religiosidade deram inicio a essas criaturas ,mas ñ tem isso entre as alternativas , a que chega mais perto é a alternativa D
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás