Respostas
Em 1933, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira por São Paulo.[4]
Em 1934, Maria Teresa Silveira de Barros Camargo foi a segunda mulher a conseguir ser eleita prefeita de uma cidade em toda história do Brasil, ao assumir a Prefeitura de Limeira, no Estado de São Paulo.
Em 1935 Maria do Céu Fernandes foi eleita para A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e segundo a página oficial da prefeitura de Lages deu ao estado também o título de eleger a primeira mulher deputada estadual do Brasil.[5]
Em 1936, Spasia Albertina Bechelli Cecchi foi a terceira mulher a se tornar prefeita em toda história do Brasil, tendo sido eleita de forma indireta para a prefeitura do Município paulista de Itanhaém (por sinal, a segunda cidade mais antiga do Brasil).
Em 1947, Tereza Delta tornou-se prefeita de São Bernardo do Campo.[6]
Em 1979, Eunice Michiles tornou-se a primeira senadora eleita do Brasil.[4] Entretanto, a primeira senadora de fato foi a D. Isabel que tomou posse do cargo no dia 29 de julho de 1871.[7][8]
Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra de Estado, ela foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.[4]
Em 1986, Iolanda Fleming se tornou a primeira mulher a governar um estado brasileiro.
Em 1986, Maria Luíza Fontenele tomou posse como a primeira mulher prefeita de uma capital estadual brasileira.
Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Lívia Maria Pio, do PN (Partido Nacional).
Em 1990, Zélia Cardoso de Mello foi empossada como a primeira e única mulher a ocupar o cargo de ministra da Fazenda.
Em 1994, Roseana Sarney, filha do ex-presidente, José Sarney, se tornou a primeira mulher a governar um estado da federação, o Maranhão, se reelegendo em 1998.
Em 2006, Micarla de Sousa foi eleita pelo PV e em empossada em 2007, como prefeita de Natal.
Ainda em 2006, Heloísa Helena foi a primeira mulher a ir a um debate presidencial televisionado.
A presidente do STF, ministra Ellen Gracie assumiu a presidência da República interinamente durante algumas viagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela é a 4.ª Chefe de Estado da história do Brasil.
Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher a ser eleita presidente da República Federativa do Brasil.
Ela é a 5.ª Chefe de Estado da história do Brasil.
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência da República interinamente por diversas vezes durante as viagens do ex-presidente Michel Temer.
Ela foi a 6° mulher a ocupar a chefia de Estado do Brasil.
Em organizações internacionais