Respostas
Os Pronto Atendimentos são uma espécie de Pronto Socorro destinado a resolver apenas ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente.
Todo e qualquer mal-estar repentino, como uma dor de cabeça, uma febre ou uma crise de hipertensão, podem ser tratados em um Pronto Atendimento. Para tanto, nestes locais, o paciente não precisa agendar consulta com antecedência. Um paciente com sintomas de gripe, por exemplo, pode ser atendido, medicado e voltar para casa em poucas horas.
Os Pronto Atendimentos são aptos a tratar pacientes com mal-estar temporário e situações de baixa e média complexidade. Além das consultas propriamente ditas, estas unidades também realizam procedimentos como exames simples, suturas, curativos, injeção e inalação.
Também há uma diferenciação na composição das equipes médicas destas unidades. Nos pronto atendimentos, o paciente sempre tem à disposição um médico plantonista, mas não há obrigatoriedade em se manter uma equipe de profissionais em diversas especilidades. Já em um Pronto Socorro, há sempre uma equipe de plantão composta por clínico geral, pediatra e ortopedista.