5.
A partir de estudos que colocaram em evidência o lado criativo e dinâmico da Idade Média, o historiador Jacque Le Goff conseguiu colocar em outro patamar o período também conhecido como “Idade das Trevas” que evoca um período de obscurantismo e de desenvolvimento tecnológico inexistente. Dessa forma, de acordo com o Caderno do Professor: História, Ensino Fundamental - 6ª série, volume 1/Secretaria da Educação; coordenação geral: Maria Inês Fini; equipe: Diego López Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Raquel dos Santos Funari, Paulo Miceli. São Paulo: SEE, 2014. página 32, é importante que os professores fiquem atentos para as possíveis reproduções de preconceitos em relação à Idade Média quando mostram as mudanças ocorridas durante o Renascimento.
Em relação às orientações supra citadas, o professor adequadamente considera que:
Foi durante o século XIX que o termo Renascimento surgiu em oposição à Idade Média.
Foi durante o “século das luzes” que a Idade Média deixou de ser considerada sinônimo de estagnação.
Alternativa incorreta. O pensamento filosófico do século XVIII projetou sobre a Idade Média a alcunha de Era das Trevas.
Enquanto a Europa medieval estava dominada pela religiosidade cristã, o Renascimento se desenvolveu a partir da ruptura com a religiosidade.
O Renascimento foi caracterizado por formas de expressão homogêneas e simultâneas por toda a Europa.
Michelet, seguido por Jacob Burckhardt, insistiu não na ruptura, mas na permanência das estruturas medievais durante a renascença.
Respostas
respondido por:
6
Alternativa correta: Foi durante o século XIX que o termo Renascimento surgiu em oposição à Idade Média.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás