Respostas
A Floresta Amazônica é o maior bioma brasileiro, representando cerca de 40% de todo o nosso território. A maior floresta tropical do mundo fica distribuída pelos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Maranhão, Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins.
A vegetação é densa, com árvores altas muito próximas uma das outras, o que caracteriza uma mata fechada, com árvores como jacarandá, imbuia, peroba, entre outras. Outra característica dessa vegetação é que as árvores apresentam folhas largas e grandes como adaptação do clima úmido e quente. A fauna abriga uma grande diversidade, como o jacaré-açu, sapo-pipa, preguiça-real, arara-canindé, espalhado entre florestas e rios.
Localizado no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal abriga grande variedade de flora e fauna. A flora conta com espécies típicas de outros biomas e do próprio local, como buriti, manduvi e carandá. O pantanal possui uma vasta planície de inundação, apresenta um clima predominante tropical continental com altas temperaturas e chuvas, de verão chuvoso e inverno seco nos períodos de chuva.
Há uma diversidade de aves, incluindo a arara-azul, jaburus, colhereiros, entre outros. Além das aves, outros animais são típicos do pantanal, como o dourado, piranhas, sucuri, cervo-do-pantanal, ariranhas, onça-pintada, jacaré-de-papo-amarelo, entre outros. Na flora, há presença de gramíneas, arbustos, palmeiras e árvores comuns da floresta tropical.
Localizada entre o Rio Grande do Norte até a Região Sul, a Mata Atlântica conta com apenas 7% da distribuição original nas encostas das serras e planícies litorâneas, por conta do desmatamento. É o bioma mais devastado do Brasil.