No fim do século XVII e no século XVIII, vários movimentos de oposição às medidas do governo português surgiram no Brasil. No Maranhão, ocorreu a chamada Revolta de Beckman, em 1684. Em relação a esse movimento, é correto afirmar:
(A)
O principal motivo da Revolta de Beckman foi a oposição da população maranhense à escravização de indígenas organizada pela Coroa portuguesa.
(B)
O governo português criou a Companhia Geral de Comércio do Maranhão, que forneceria 600 africanos por ano à lavoura maranhense, compraria a produção da região para revender na Europa e venderia os produtos europeus para o consumo local com o objetivo de suprir as reivindicações da população do Maranhão e, assim, colocando fim à Revolta de Beckman.
(C)
A Companhia Geral de Comércio do Maranhão não atendeu aos interesses dos colonos maranhenses, porque não forneceu os escravos que prometeu, comprava os produtos da região a preços baixos e fornecia produtos europeus de má qualidade. Devido a essa insatisfação, foi organizada a Revolta de Beckman.
(D)
Sob a liderança dos irmãos Beckman, os maranhenses exigiam o fim do monopólio comercial exercido pela Companhia Geral de Comércio do Maranhão e a permissão da escravização de indígenas. Vitoriosos, os maranhenses chegaram a organizar um novo governo na região.
(E)
A Revolta de Beckman consistiu na separação do Maranhão do restante do Brasil devido ao acúmulo de riquezas na região, que os proprietários de terra não gostariam de dividir com a Coroa portuguesa.
Respostas
respondido por:
4
A resposta no caso seria a questão de número A
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás