• Matéria: História
  • Autor: halsey1
  • Perguntado 9 anos atrás

uma conclusão sobre a ditadura militar no brasil e a ditadura militar no chile ??

Respostas

respondido por: barbosayasmin642
11

Resposta:

Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar, em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

O regime militar durou 21 anos (1964-1985), e estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

Ditadura Militar no Chile

A Ditadura no Chile teve início com a tomada do poder pelos militares, liderados pelo general Augusto Pinochet.

Em 1980, Augusto Pinochet promulgou uma constituição que legalizava seu governo ditatorial.

A Ditadura no Chile foi de um homem só, Augusto Pinochet. O militar sustentou o governo autoritário por muito tempo e impediu que a democracia tivesse seu lugar no Chile. Faleceu em 2006, mas os chilenos ainda padecem do atraso gerado por seu regime ditatorial.

respondido por: juliagois300
1

Resposta:

DITADURA MILITAR NO BRASIL:

Ditadura - governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o Golpe Militar/ Golpe de Estado (derrubar ilegalmente um governo constitucionalmente legítimo) em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O golpe militar tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista (sociedade igualitária, todos tivessem  os mesmos direitos).

O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

CASTELO BRANCO (1964 – 1967)

Sourbonne

Primeiro presidente militar.

Responsável pelos Atos inconstitucionais nº 1,2,3 e 4.

Serviço Nacional de Informação (SNI) – dava aos militares informações sobre pessoas envolvidas em ações contra o exército brasileiro e contra o regime militar.

Na área econômica tomou medidas que ajudaram a economia brasileira crescer como o ajuste salarial, o aumento dos impostos, corte de gastos e o FGTS.

COSTA E SILVA (1967 – 1969)

Linha dura

Governo marcado por grandes oposições.

Criou o AI-5 .

Suspendeu o habeas corpus, o que permitiu que o governo prendesse as pessoas sem que precisassem justificar isso.

Leia da Imprensa: decretava que jornais e rádios não teriam mais liberdade de expressão, podendo ser punidos ou multados caso publicassem algo contra o governo.

Consequências: guerrilhas, lutas armadas, greves e manifestações.

GENERAL MÉDICI (1969 – 1974)

Linha dura

Auge da repreensão (muitas mortes, prisões, torturas).

Governo no qual teve o Milagre Econômico - foi à época em que a economia estava crescendo muito (aumento do PIB, aumento de investimento nas construções civis, diminuição da inflação, etc.).

Crise do petróleo - fez com que a economia brasileira ficasse ruim de novo e, assim, o Brasil entrou em uma crise econômica.

Desigualdade econômica e social.

Aumento da propaganda ufanista – propagandas que exaltavam o governo, a ditadura e os militares.

GEISEL ( 1974 – 1979)

Soubonne

Pretendia o retorno à democracia de forma lenta, gradual e segura.

Relaxamento das medidas repreensivas.

Fim do AI - 5.

FIGUEIREDO (1980 – 1985)

Soubonne

Criou a lei da anistia – perdoou todos os acusados de crimes políticos: os militares não foram julgados pelos crimes que cometeram e, os opositores á ditadura que estavam presos, foram perdoados.

Permitiu o retorno do pluripartidarismo/ multipartidarismo (sistema político em qual três ou mais partidos políticos podem assumir o controle de um governo).

Teve o movimento das Diretas Já - Movimento a favor das eleições diretas para presidente. Infelizmente, não aceita.

_________________________________________________________

Linha dura: partido ou governo, que adota posições mais radicais, menos moderadas e mais intolerantes

Soubonne (Castelistas) - nome dado ao grupo mais "moderado".

AI1 – poder político aos militares.

AI 2 – bipartidarismo: existência de apenas dois partidos – ARENA, apoiada pelos militares e, o MDB, união dos partidos opositores.

AI 3 – eleições indiretas: os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo.

AI 4 – nova Constituição ao Brasil que seria de acordo ao governo militar instaurado em 1964.

AI 5 - Suspensão dos direitos públicos e civis, suspenção do habeas corpus, permitia o Estado de sitio (suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos), fechamento do Congresso.

Habeas corpus - medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, por ilegalidade (ou abuso de poder).

Inflação - aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia.

Eleições diretas para presidente : Eleição em que os candidatos são escolhidos diretamente pelo povo, através do voto popular, não por um colegiado ou assembleia. Essa proposta não foi aprovada pelo Congresso.

Eleições indiretas para presidente: Eleição em que os candidatos não são escolhidos diretamente pelo povo, mas por um colegiado ou assembleia.

Direitos públicos e civis: direitos que protegem a liberdade dos indivíduos de violações por governos, organizações sociais e particulares, e que asseguram a capacidade destes indivíduos de participar na vida civil e política da sociedade e do Estado.

Democracia - regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente

Perguntas similares