Os autores que estudamos em nossa aula apresentam diversas definições de clima organizacional, porém em todas elas pudemos perceber que o clima representa as percepções que os empregados têm dos valores compartilhados que se tornam tangíveis através das ações que são tomadas nas empresas. Essas ações geram satisfações e insatisfações no grupo que quando vista em conjunto passa a representar o clima daquela instituição.

Vamos pensar em uma empresa que tem o seguinte cenário:

A empresa F&N, pertence ao ramo alimentício. Iniciou suas atividades há 80 anos e os dirigentes orgulham-se da direção da empresa ter passado da mão de pai para filho por várias gerações. Comentam também que já formaram várias gerações de profissionais. Porém as decisões sempre foram centralizadas na cúpula. Preocuparam-se e ainda se preocupam com os efeitos econômicos a que se encontram submetidos e com a lucratividade. Solicitam que seus subordinados também estejam atentos a isso e possam adotar práticas que privilegiem esses aspectos.

A comunicação é descendente, são dadas as instruções sobre o que fazer, porém pouco se fala sobre o como e por que fazer. O planejamento é centralizado pelo estratégico e pouco compartilhado com o nível tático e consequentemente com o operacional.

O controle se dá por meio de relatórios semanais, os quais são elaborados pelos gestores e encaminhados ao estratégico que os retorna com comentários solicitando ajustes e com tomadas de decisão.

Embora os empregados tenham pouca autonomia e certo distanciamento do nível estratégico, demonstram estabilidade no emprego e são fieis a organização e muitos falam que a empresa é a melhor do mercado.
Analise o cenário da empresa F&N e com base na teoria estudada, assinale a alternativa CORRETA quanto a gestão do clima organizacional.
A
Os valores e os costumes imersos na F&N estão adequados e ajustados a sua tradição e por isso, os novos empregados ajustar-se-ão a eles, e o clima organizacional estabelecido será satisfatório a todos e desta forma não há necessidade de ajustes e mudanças no clima.
B
Nesta organização se diagnostica que não existe necessidade de realização de uma pesquisa de clima organizacional, dada a estabilidade funcional, bem como o baixo risco que os empregados correm, uma vez que, as decisões são tomadas pela cúpula.
C
Sendo os controles realizados pela cúpula e dado o retorno imediato aos envolvidos, a F&N, não precisa se preocupar com a opinião ou sentimentos que suas decisões possam suscitar em seus empregados, bem como as conseqüências que as mesmas possam produzir no processo organizacional, uma vez que o retorno é dado.
D
A estabilidade do quadro funcional se dá pelo fato da organização sempre preocupar-se com as questões econômicas e com isso honrar seus compromissos com seus funcionários e fornecedores e isso gera um bom clima organizacional.
E
Embora a F&N tenha atingido a estabilidade funcional ele desconhece os efeitos de suas ações sobre as pessoas que dela fazem parte, ou seja, seus sentimentos, suas percepções, interpretações, os efeitos das medidas que são tomadas pela cúpula sobre eles, portanto não tem condições de avaliar o clima organizacional vigente.

Respostas

respondido por: makmorales
67
Olá,

Percebemos que aparentemente, o clima organizacional na empresa F&N é aparentemente satisfatório, isso é duvidoso. Na prática, a empresa não possui nenhum sistema de feedback interno, sua cúpula não se comunica com o operacional e limita-se também a fazer comentários de relatórios do tático, também não se importando com as necessidades destes.

Por mais que essa postura venha de décadas de uma cultura organizacional autocrática e familiar, todos os elementos citados fazem com que não seja possível avaliar as verdadeiras condições do clima organizacional, pois não há nenhuma ferramenta, instrumento ou vontade da administração em fazê-lo.

Portanto, isso torna correta a alternativa E.

Espero ter ajudado!
respondido por: daiacriisouiz53
39
Letra E, tirei 100 na Apol
Perguntas similares