Depois da revolução industrial, na idade moderna, as famílias tinham cada vez menos filhos, tornando-se menores e mais móveis e constituindo o modelo familiar do padrão moderno. Antes da revolução industrial, a família era enraizada no solo, depois dela, a produção econômica deslocou-se do campo para fábrica, que ficava na zona urbana. Diante dessa nova realidade as crianças também deveriam ser preparadas para a vida fabril localizada na cidade. (ÀRIES, Philippe. História social da criança e da família,1981.)
Com base nos estudos do Historiador Philippe Aries, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A família só passou a existir legalmente e juridicamente após a revolução industrial.
b. A revolução industrial foi um marco em vários aspectos da vida social, trazendo uma nova característica para a família que passa a ser urbana e também a preocupação com a formação empregatícia da criança.
c. A sociedade passa a aceitar as crianças como mão de obra a partir da revolução industrial.
d. A revolução industrial foi benéfica para as famílias rurais, pois possibilitou acesso a vida urbana.
Respostas
respondido por:
2
Acho que é a alternativa B
respondido por:
1
É correta a alternativa B.
A Revolução Industrial modificou profundamente os modelos de estruturação da sociedade, modificando as relações de trabalho, a divisão de propriedades e o papel das mulheres e crianças, sendo as crianças, no período, cada vez mais preparadas para o mundo do trabalho.
Antes disto, contudo, já havia família (que remonta à Idade Antiga), trabalho infantil (só que era feito no campo, não nas fábricas).
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás