Por motivos históricos, alguns compostos orgânicos podem ter diferentes denominações aceitas como corretas. Alguns exemplos são o álcool etílico (C2H6O), a acetona (C3H6O) e o formaldeído (CH2O). Estes compostos podem também ser denominados, respectivamente, como:a) hidroxietano, oxipropano e oximetano. b) etanol, propanal e metanal. c) etanol, propanona e metanal. d) etanol, propanona e metanona. e) etanal, propanal e metanona.
Respostas
Formaldeído - metanal
Álcool etílico - etanol
Acetona - propanona
O álcool etílico, a acetona e o formaldeído também não denominados, respectivamente, de etanol, propanona e metanal. Alternativa C!
Esta outra denominação leva em consideração o número de carbonos e os tipos de ligações nas cadeias, assim como a função orgânica do composto.
O álcool etílico também leva o nome de etanol porque sua cadeia é comporta por dois carbonos (et), é uma cadeia de saturação simples (an) e possui como função orgânica o álcool (ol).
A acetona recebe o nome de propanona porque sua cadeia carbônica possui três carbonos (prop), saturação simples (an) e a função orgânica cetona (ona).
Já o formaldeído recebe o nome de metanal porque possui apenas um carbono em sua cadeia (met), saturação simples (an) e se trata de um aldeído (al).
Leia mais sobre nomenclatura dos compostos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20027412