• Matéria: História
  • Autor: LeticiaEmanuelle1
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique Luteranismo; Calvinismo; Anglicanismo

Respostas

respondido por: ToninhoFotografo
61
Esses movimentos surgiram depois que Lutero rompeu com a Igreja católica e criou o movimento denominado protestante. Cada um desses movimentos defendiam ideias diferentes mas ambos contradiziam a igreja católica em seus dogmas. A igreja condenava o lucro e o denominava como usura . Tanto calvino como Lutero defendiam que o lucro que se obtivesse sem prejudicar o outro não seria de tudo pecado. Já no caso do Anglicanismo o rei Henrique VIII rompe com a igreja que se recusava a anular seu casamento com Catarina herdeira do trono espanhol, para que ele pudesse se casar de novo . Como o papa Clemente se recusou a faze-lo o rei rompe com a igreja e cria o anglicanismo 
respondido por: Marcella1701
30
Reforma Luterana - Reforma Luterana Entre as pessoas que criticavam duramente essas práticas da Igrejas Católica estavam membros da própria igreja.Um desses religiosos críticos da instituição estava o monge alemão Martinho Lutero. Após estudar teologia durante anos, Lutero concluiu que somente a fé poderia redimir os humanos de seus pecados e de que nada adiantava as obras realizadas em vida, uma vez que o pecado é próprio do ser humano, que foi contaminado desde o ''pecado original'' de adão e Eva. Contagiado por essas ideias e, insatisfeito com os abusos do Clero, Martinho Lutero lança, em 1517 as 95 Teses, texto onde expõe teorias divergentes da católica e aponta as prática condenáveis da Igreja, especialmente a venda de indulgencias. Vale lembrar, aluno, que a princípio, Lutero não pretendia romper com a igreja católica e, sim, promover uma reforma interna.No entanto, a reação da igreja as teses de Lutero foi dura e, em 1521, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Nesse momento, ele queima publicamente a bula papal que o condenou e rompe definitivamente com a igreja católica. As ideias de Lutero alcançam aliados em diversos meios, especialmente entre nobres interessados em apossar-se das terras da igreja. Em 1530, ele vai 15 reafirmar seu ideal em um documento institulado Confissão de Augsburgo, onde define a doutrina de uma nova igreja: a Luterana.
Reforma Calvinista - A reforma calvinista surge da tentativa fracassada de Zwinglio de implantar a reforma luterana na Suíça. Ela é retomada por Bullinger e pela união dos zwinglianos com a igreja de Calvino, em 1549. Pela dogmática do francês João Calvino, refugiado em Genebra, o homem está predestinado à salvação ou à condenação. Pode salvar-se quem santificar a vida cumprindo seus deveres. A Igreja e o Estado devem estar separados, com predomínio da primeira.PUBLICIDADE

João Calvino (1509-1564), francês e seguidor das idéias luteranas, se estabeleceu em Genebra (Suíça), onde escreveu As Instituições Cristãs. Nessa cidade começou a pregar a sua doutrina, que tinha muitos pontos em comum com o luteranismo. A diferença mais importante se refere à doutrina da salvação. Para Lutero, como vimos, a salvação se dá pela fé e para Calvino pela pré-destinação.

Baseando-se em Santo Agostinho, Calvino diz que nós viemos ao mundo pré-destinados por Deus a sermos salvos ou condenados. Desta forma, a nossa salvação não depende da fé e nem das boas obras, mas sim da escolha divina.Os sinais da escolha divina se manifestariam na vida dos indivíduos. O trabalho, a pureza de costumes, o cumprimento dos deveres para com a sociedade e a família seriam alguns desses sinais. Esse cidadão teria também a sua vida abençoa­da por Deus, resultando no progresso econômico.
Reforma Anglicana - O rompimento do rei Henrique VIII com a igreja católica, quando lhe foi recusado o divórcio de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena , o parlamento aprova o ato de Supremacia tornando Henrique VIII chefe supremo da Igreja da Inglaterra, surgiu assim a Igreja Anglicana, em 1534.
Perguntas similares