• Matéria: Química
  • Autor: daiellysouza
  • Perguntado 9 anos atrás

(36 PONTOS) Justifique sua resposta
Texto I
O fio de teia de aranha, assim como outros biopolímeros naturais, é produzido por reações entre várias unidades semelhantes às da figura (em anexo)
Texto II
No que depender de um grupo de pesquisadores brasileiros, liderado por Elíbio Rech, pesquisador da Embrapa, dentro de alguns anos será possível fabricar fibras sintéticas inspiradas nas teias de aranha da biodiversidade brasileira. Segundo eles, esse novo biomaterial poderá, em tese, ser utilizado para uma infinidade de aplicações que demandam flexibilidade, resistência e biodegradabilidade.
VASCONCELOS, Y. Cientistas brasileiros produzem fibras sintéticas que mimetizam os fios de aranhas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: www.revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 2 nov. 2015 (adaptado).
Tanto o fio produzido naturalmente pelas aranhas quanto o produzido pela biotecnologia citada são biodegradáveis devido à
a) ocorrência de hidrólise amídica.
b) hidratação de grupos peptídicos.
c) presença de vários grupos iônicos.
d) existência de ligações fracas do tipo pi.
e) existência de forças intermoleculares fracas.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
4
Letra E

A presença de fracas interações intermoleculares permite que as mesma se quebrem de forma fácil.

daiellysouza: Obrigada Ediflores! Eu fiquei em dúvida entra a E e a C... Você poderia me explicar por que não pode ser a C?
Anônimo: Ligação iônica é uma ligação forte, é uma interação eletrostática entre metal e ametal e nesta cadeia temos ligação covalente é uma cadeia orgânica onde há presença do carbono e do hidrogênio (compartilhamento de pares de elétrons).
daiellysouza: Entendi! Muitoooo obrigada!
Perguntas similares