O caso envolvendo o jogador brasileiro Daniel Aves, em quem atiraram uma banana no campo em um ato racista, assumiu proporções globais. Observe a repercussão do caso na reportagem a seguir:
Atirador de banana em Daniel Alves é detido, interrogado e solto sob fiança.
David Lleo é funcionário do Villarreal e pode pegar três anos de prisão por racismo, mas amigos se mobilizam contra "linchamento" com hashtag #todossomosdavid.
A Polícia Nacional da Espanha anunciou na manhã desta quarta-feira que o torcedor do Villarreal que atirou uma banana em Daniel Alves no último domingo foi detido, interrogado e solto sob fiança. Trata-se de David Campayo Lleo, um funcionário do clube, de 26 anos, identificado, conduzido pela diretoria do clube até a delegacia na noite da última terça.
Pelo ato durante a partida entra Barcelona e Villarreal, David pode pegar de um a três anos de prisão, como prevê o código penal da Espanha no artigo 510, que cita "incitação à discriminação, ao ódio e à violência contra grupos ou associações, por motivos racistas, antissemitas ou outros referentes à ideologia". O subdelegado do governo de Castellón, David Barelles, disse que o inquérito foi entregue ao tribunal da região. Um juiz determinará se continuará com o processo e aplicará uma punição ou arquivará o caso.
FONTE: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/torcedo.... Acesso em: 30 abr. 2014.
A respeito dos temas levantados assinale a alternativa CORRETA:
orreta punição levará à completa extinção do racismo do futebol europeu. Em outras palavras: resolver o caso deDaniel Alves é resolver o problema do racismo no futebol.Práticas desportivas não deveriam ser enquadradas na legislação comum. Sendo assim, casos como este deveriam sertratados em um tribunal especial da justiça desportiva. A rápida descoberta e ameaça de punição (legal e social) estão, entre outras coisas, associadas ao fato de que aEuropa, assim como outros lugares, já tiveram sérios problemas com racismo. Países como o Brasil sempre terão menos problemas como este já que temos no histórico uma forte miscigenaçãoracial. O caso de Daniel Alves ganhou representatividade justamente por se tratar de um jogador famoso. O mesmo casonunca teria a mesma repercussão em um jogador menos conhecido.
Respostas
respondido por:
5
A rápida descoberta e ameaça de punição (legal e social) estão, entre outras coisas, associadas ao fato de que a Europa, assim como outros lugares, já tiveram sérios problemas com racismo.
mosineflores:
Certíssima... Obrigada
respondido por:
1
A midia faz a repercussão que quiser sobre o assunto, e o protege demais
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás