• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariconceicaot
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a diferença do empirismo para o iluminismo? URGENTE URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Respostas

respondido por: Maríliabs
17
A diferença entre os dois, é que o empirismo ele buscava/valorizava o pensamento, para o mesmo o conhecimento vinha da experiência sensorial. Tendo como base apenas os sentidos e o lado científico era inaceitável. 
O iluminismo, denominado como século das luzes, valorizou o lado oposto do empirismo, que foi o racionalismo. Para tudo, para toda resposta, deveria ter um lado científico, uma razão. Ou seja, não aceitavam mais a ideia da fé e sim das experiências. 

mariconceicaot: Os empiristas acreditavam que as pessoas só tinham conhecimento se tivessem passado por uma experiência. Ou seja não acreditam na fé, por serem dogmas. Ao contrário do iluminismo que valorizou o racionalismo, eles acreditavam só no que era científico, o que pode ser provado, no que tem razão. Certo?
Maríliabs: A experiência dos empiristas era movida pela fé. Entende? Por exemplo, se a igreja dissesse qualquer coisa, todos eram obrigados a aceitar, quem discordasse era morto. Por isso surgiu o iluminismo, para acabar com isso. Aí tem: fé X razão. (A sua parte do iluminismo está corretíssima, parabéns).
mariconceicaot: Fiquei em duvida na questão dos empiristas que acreditavam na fé. A igreja não passou por nenhuma experiência para que tivesse conhecimento disso.
Maríliabs: É assim, olhe: existia os dogmas da Igreja, correto? dogmas = verdades
Maríliabs: O que a Igreja disser, ninguém podia ir contra. A Igreja mandava e desmandava, ela era contra o lado científico (racionalismo)
Maríliabs: A mesma atuava com o EMPIRISMO. Através das VERDADES = DOGMAS
mariconceicaot: Ah. Entendi :) Muito obrigada!!!!!
Maríliabs: Espero que tenha entendido mesmo, desculpa qualquer coisa florzinha hahahah beijos
Perguntas similares